quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Abóboras com bacon e echalotes caramelizadas [Pumpkin with bacon and échalotes caramelized]

Quando eu saio da academia dá vontade de devorar o mundo e hoje não foi diferente. Meu apetite quando fica conturbado sai esse tipo de coisa. Mas acreditem ficou muito saboroso, principalmente para aqueles que são adeptos a comida agridoce.



ABÓBORAS COM BACON E ECHALOTES CARAMELIZADAS

1/2 abóbora cabotiá  em cubos e sem casca
1/2 cebola média picada
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de coentro e cebolinha picados
100g de bacon picado
1 colher (sopa) de azeite
1 tablete de caldo de galinha picado
5 echalotes
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de manteiga

Mãos a obra:
Em uma panela aqueça o azeite, junte o bacon até que os mesmos fiquem dourados sem torrar. Adicione a abóbora, cebola, alho, caldo de galinha, pimenta de cheiro, coentro e cebolinha, refogue por 1 min. Coloque 3/4 de xícara (chá) de água. Acerte o sal. Tampe e deixe cozinhar em chama médio. Em uma outra panela derreta a manteiga e junte as echalotes. Quando começar a dourar levemente junte o açúcar e 2 colher (sopa) de água, deixe caramelizar. Assim que a abóbora estiver cozida junte as echalotes e o caramelo formado, misture e sirva.

*Observação
Se preferir menos adocicado, pois a própria abóbora já é levemente doce, diminua o açúcar pela metade.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Banoffee Pie

Eu confesso não ser muito boa em cozinhar pratos doces e nem sou a maior fã deles. Mas vez ou outra eu acabo me arriscando em algumas receitas. Por culpa do meu amigo Ewerton eu me arrisquei em fazer uma Banoffee Pie. O bom de tudo é a praticidade dela. Confiram!

Com biscoito Calypso

BANOFFE PIE

250g de bolacha (maisena ou Calypso)
1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
3 bananas prata em rodelas
1 lata de leite condensado
Suco de meio limão
200 ml de creme de leite fresco ou creme de leite para chantili
Chocolate em pó para confeitar
Chocolate meio amargo para confeitar

Mãos à obra

Em uma panela de pressão coloque a lata de leite condensado fechada e cubra com água, feche e assim que pegar pressão deixe cozinhar por 40 min, você irá obter um doce de leite de ótima qualidade. Enquanto isso, triture a bolacha no liquidificador, em uma vasilha junte essa bolacha com a manteiga, misture com as mãos. Ainda com as mãos forre o fundo da forma de aro removível com o doce de leite ainda quente. Deposite rodelas de banana sobre ele (forre com generosidade) e as regue com o suco de limão. Bata o creme de leite com o auxilio de uma batedeira na velocidade máxima até obter uma massa aerada no ponto de chantili. Com auxilio de uma colher espalhe esse creme branco delicioso sobre a banana. Leve a geladeira e deixe descansar por pelo menos 3 h pra poder confeitar com chocolate em pó e chocolate ralado. Caso tenha que servir no mesmo dia não tem problema algum , você irá conseguir desenformar sem nenhum transtorno. Mas se puder deixar para servir somente no dia seguinte, eu percebi que essa torta fica mais saborosa do segundo dia para frente, no terceiro dia então, fica com um sabor inexplicável.

*Observações
Utilizem o leite condensado Moça da Nestlé, dos outros costuma não produzir um doce de leite muito bom.
Você irá conseguir desenformar a torta no mesmo dia do preparo, mas do 2º dia pra frente fica muito mais fácil e a base de biscoito quebra menos. Cuidado pra não bater o creme de leite demais, ele pode virar manteiga.

Com biscoito maisena


Segue abaixo um vídeo que deixará mais claro o modo de preparo.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Arroz de Carneiro

Desse aí não sobrou nem a rapa da panela ...



ARROZ DE CARNEIRO

500g de carne de carneiro
1 cabeça de cebola grande ou duas médias
1 1/2 copo (americano) de arroz
1 colher (chá) de açafrão
2 colheres (sopa) de manteiga
Pimenta-do- reino
5 dentes de alho
Sal à gosto

Mãos à obra

Eu sempre priorizo deixar a carne marinando no algo, sal e pimenta do reino com um dia de antecedência, se isso não possível umas 2h já é o suficiente e se mesmo assim não der aí tempera na hora mesma o reza pra carne absorver aquele sabor fantástico do alho! Essa carne já temperada vai pra panela de pressão com água comente e já sob pressão deixe cozinhar por 40 min, retire da panela a carne e a desfie. A água do cozimento da carne você reserva, não a jogue fora pelo amoooor de Deus. Em uma panela sob fogo alto derreta a manteiga, junte a carne e deixe dourar até formar um "pregadinho" no fundo da panela que você deve ir desgrudando com fios de água. Assim que a carne estiver dourada (não esturricada e dura) adicione a cebola picadinha e o açafrão. Mexa até a cebola ficar transparente. Junte o arroz mexa bem e então adicione aquela água do cozimento do carneiro (se puder aqueça antes pra agilizar o cozimento do arroz, se necessário adicione mais água até que cubra o arroz 1 cm acima da superfície. Cozinhe normalmente, quando a água começar a desaparecer da superfície baixe o fogo. Finalize com cebolinha picada.

*Observações
Se você quiser colorir mais um pouco o arroz pode adicionar mais açafrão aos poucos, mas cuidado pois o excesso coloca o prato a perder, é um condimento muito forte.
Se preferir pode adicionar mais manteiga e a proporção de arroz pra carne vai muito de gosto.
Eu fiz uma versão mais incrementada utilizando tomate e salsinha na hora de refogar a carne com a cebola, fica mais molhadinho.