domingo, 17 de fevereiro de 2013

Spaghetti à carbonara com frango

Era tudo o que eu tinha na geladeira... Extremamente saboroso!



SPAGHETTI À CARBONARA COM FRANGO

1/5 de um pacote de macarrão spaghetti
50 g de queijo parmesão ralado
1 xícara (chá) de filé de frango picado em cubos
1 ovo
100 ml creme de leite
1 dente de alho
Sal e pimenta-do-reino a gosto
3 colheres (sopa) de azeite de oliva


Mãos à obra:

Cozinhe o macarrão em água fermente com uma pitada de sal e um fio de óleo de azeite. Enquanto o macarrão cozinha, em uma outra panela frite o filé de frango (já temperado com sal e pimenta-do-reino) no azeite aquecido. Quando estiver dourado, junte o alho e frite por mais 1 minuto. A essa altura do campeonato o macarrão já estará cozido e o ovo já estará batido e misturado com o queijo em uma vasilha separada. Com o fogo médio junte o macarrão escorrido com a carne e despeje o ovo por cima, vá mexendo e encorpando as partes e por último junte o creme de leite.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Frango frito na cerveja

Passar a quarta-feira de cinzas sem fazer nada dá nisso, passar o dia inteiro falando só de comida "você lembra daquele prato?" "mas eu vi certa vez uma carne...". E foi nessa que nos lembramos de um frango frito na cerveja que fiz em uma confraternização de amigos. Há tempos queria ter postado por aqui, demorou mas está aí!

Fatalmente vai bem com uma cervejinha gelada!!


FRANGO FRITO NA CERVEJA

1 kg de filé de peito de frango
1 xícara (chá) de cerveja
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de salsa picada (pode ser a desidratada)
1 colher (chá) de pimenta calabresa ou 1 pimenta dedo-de-moça sem semente
Suco de um limão
3 dentes de alho amassados
Sal e pimenta-do-reino à gosto
Óleo para fritar (utilizei 1L)

Mãos a obra:

Em uma vasilha funda, a farinha de trigo, a colher de sal, salsa, pimenta calabresa e por fim a cerveja. Mexa tudo até formar um creme homogêneo, reserve na geladeira por 2h. Em outra vasilha junte o frango cortados em tirinhas (iscas), alho, limão e pimenta-do-reino. Reserve na geladeira por 2h.
Em uma panela aqueça o óleo no fogo alto, assim que tiver quente a ponto de acender um fósforo baixe o fogo para médio. Passe as tirinhas de frango na pasta de cerveja e frite-os até ficar dourados.

Observações:
Eu já servi de acompanhamento uma pasta de parmesão, mas você pode utilizar o molho barbecue ou geleia de pimenta.

Batata gratinada [Potato gratin]

É incrível como uma foto pode mexer com a nossa cabeça. Foi assim que esta batata me conquistou, encontrada na rede social de gastronomia Pip - Eu quero. A receita original é feita com a batata Russet a mais comum encontrada no EUA, mas como não tenho acesso a ele onde estou usei a inglesa mesmo. Mas só por ser cortada assim e regada a manteiga, deu água na boca.
Apesar de ser extremamente simples é fantástica ao meu ver por manter suavemente o sabor rústico da manteiga que curiosamente não é roubado pelo queijo parmesão. Ótimo sugestão para uma entrada leve ou mesmo para petisco. Eu usaria até mesmo antes de servir um churrasco, daria um ar sofisticado, saborosos e inesperado, saindo da rotina das maioneses de batata e mandiocas cozidas.

Experimente e tire suas próprias conclusões!




BATATA GRATINADA

Cinco batatas grandes
100g de parmesão
Quanto baste de sal
Quanto baste de manteiga

Mãos a obra:

Lave bem as batatas. Com auxilio de uma faca faça vários furos nelas com delicadeza para não rasgar muito a casca. coloque-as no microondas em potência alta por 7 minutos, virando-as de lado no meio do processo. Em seguida corte as batatas longitudinalmente dividindo ao meio. Faça cortes como o da foto, como se fosse desenhar um jogo da velha, costumamos fazer isso ao comer manga. Terá que manipular com cuidado pois elas tentem a querer desmontar. Assim que devidamente cortadas e dispostas em forma (não precisa untar), pincele manteiga exageradamente (não tenha dó, caso contrário o sabor da manteiga não aparecerá). Salpique sal e depois o queijo parmesão. Leve ao forno pré-aquecido a 200° para gratinar.

Observações:
Quando falo sobre a quantidade de manteiga é algo muito sério, fiz duas vezes seguidas, na primeira a manteiga desapareceu, na segunda vez quando não tive dó dessa maravilha (a manteiga) acertei a mão.
Outro detalhe é o sal, na primeira vez salpiquei sal com dó com medo do parmesão estar muito salgado, dei com os burros n´água. Se você utilizar um parmesão de média a ótima qualidade não deve colocar pouco sal, salpique com vontade, a batata absorve muito sal. Agora, vamos com calma, não é também pra fazer uma salmoura, você vai achar seu ponto certo!





segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Fraldinha na cerveja preta [Meat in stout]

Isso pra curar ressaca de carnaval é batata. Além de ser muito prático de ser feito!
Total crédito a amiga Laila Antunes que me ensinou essa delícia.



FRALDINHA NA CERVEJA PRETA

1 fraldinha (1,2kg)
1 lata ou long neck de cerveja preta
1 cebola grande
1 saco de creme de cebola
1 tablete de caldo de galinha
2/3 de uma lata de molho de tomate
Água (mesma quantidade do molho de tomate)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
3 dentes de alho amassados

Mãos a obra
O corte de fraldinha deve ser completamente limpo, toda a gordura deve ser retirada e a carne deve ser cortada em lascas grandes grosseiramente. Forre o fundo da panela de pressão com cebola cortada em rodelas, junte a carne e todos os outros ingredientes. Misture com auxilio de uma colher, tampe e deixe cozinhar por 30 min na pressão. Após abrir a panela deixe cozinhar até o caldo engrossar, se demorar muito pode adicionar 1 colher de sobremesa de amido de milho dissolvido em 2 dedos de água.

ACOMPANHAMENTO. Sugiro esse macarrão ao molho branco bastante prático.

1/2 pacote de macarrão spaghetti
200 ml de leite
1 cebola picadinha
1 colher (sopa) de manteiga
Requeijão cremoso
Sal à gosto

Mãos a obra:
Cozinhe o macarrão em água fervente com uma pitada de sal e um fio de óleo. Em outra panela, derreta a manteiga, refogue a cebola até começar ficar transparente. Junte o requeijão, quando o mesmo estiver encorpado a cebola junte o leite. Acerte o sal. Junte o spaghetti al dente.

*Observações:
Comece a contar o tempo de cozimento da carne somente quando a panela pegar pressão.
Pique o tablete de caldo de galinha em pedaços.
Deixe para preparar o o macarrão assim que a carne estiver pronta, pois o molho resseca com muita facilidade o macarrão.