terça-feira, 18 de junho de 2013

Sanduíche de atum e queijo Coalho [Tuna sandwich and coalho cheese]

Depois de uma tarde de jejum (errado demaaais!) meu paladar desenvolveu isso...



SANDUÍCHE DE ATUM E QUEIJO COALHO

2 fatias de pão integral
1/2 lata de atum light sem óleo
1 colher (sopa) cheia de creme de ricota
1 tomate vermelho pequeno
1 fatia de queijo coalho (0,5 cm de espessura)

Mãos à obra:

Em uma tigela pequena junte o atum e creme de ricota. Passe essa mistura em um lado de cada fatia de pão.  Em uma frigideira teflon quente coloque o queijo coalho doure cada lado e disponha sobre uma das fatias do pão. Logo acima do queijo monte os tomates em rodelas (quanto mais tomate melhor, fica à gosto). Junte as fatias do pão.

Bom apetite.

domingo, 16 de junho de 2013

Flor de cebola [Bloomin onion]


Se eu não publicasse essa receita logo acho que teria gente que me mataria, mas está aí!

Obrigada Laila por me "pressionar" a fazer de uma vez por todas essa receita que há tempo ensaiava tentar. A Bloomin onion é uma das receitas da franquia Outback mais buscadas na internet, vi inúmeras mas me pareceram sempre sem muita consistência. Um belo dia encontrei essa receita no site Coma com os olhos e minha intuição me dizia que daria certo, santa intuição!

Foi mal pela demora e pelo intervalo sem fim nas minhas postagens.


FLOR DE CEBOLA - BLOOMIN ONION

PARA A CEBOLA
1 cebola italiana ou espanhola gigante ou a comum bem grande
1 ovo
1 copo de leite
1 copo de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de farinha de fubá
1 1/2 colher (chá) de sal
1 1/2 colher (chá) de pimenta vermelha em pó
1/2 colher (chá) de pimenta do reino
1/4 colher (chá) de orégano seco
1/8 colher (chá) de tomilho em pó
1/8 colher (chá) cominho
Óleo para fritar

PARA O MOLHO
1/2 copo de maionese
2 colheres (chá) de ketchup
2 colheres (chá) de creme de raiz forte (wasabi)
1/4 colheres (chá) de páprica
1/4 colheres (chá) de sal
1/8 colheres (chá) de orégano seco
Pitada de pimenta do reino em pó
Pitada de pimenta vermelha em pó ou pimenta calabresa

Mãos a obra:
Para o molho basta misturar todos os ingredientes e reservar coberto na geladeira até o momento de servir.
A cebola deve ser descascada, em seguida cortada seu topo em uma altura de 2 cm, no caso de uma cebola verdadeiramente gigante. Corte o miolo com auxilio de uma faca pequena. O próximo passo é produzir as pétalas, pata tal passe a faca sequencialmente em sentido de cruz ou corte lado por lado individualmente até obter pétalas de tamanhos regulares. MUITO CUIDADO NESSA HORA, não corte a cebola até o fim pois ela desmoronará, precisam ficar unidas pela base, caso contrário será um desastre. Agora com as mãos vá descolando delicadamente as pétalas uma da outra para que os molhos penetrem entre elas. Essa última etapa pode ser facilidade se a cebola passar algum tempo na geladeira imersa em água, o que dará uma firmeza maior na estrutura. No site Food Network há um gráfico legal para auxiliar no corte manual.
Para fazer a mistura seca em uma travesa funda junte a farinha de trigo e fubá, sal,  pimentas, orégano, tomilho e cominho.
Para a mistura molhada em outra vasilha bata o ovo e misture com leite. Esse recipiente também deve ser fundo e caber a cebola por inteiro.
Mergulhe a cebola na mistura seca em seguida numa outra vasilha vazia jogue a mistura molhada sobre a cebola até cobrir todas suas pétalas por completo. Repita essas duas etapas mais uma vez, lembrando sempre de abrir as pétalas permitindo que fiquem envoltas por completo pelas misturas. reserva na geladeira por 15 minutos enquanto o óleo aquece no fogão. O óleo deve estar a 350 ºC e em quantidade suficiente para cobrir a cebola. Frite a cebola com o lado aberto para cima por 10 min ou até que fique dourada. Após secar sobre o papel-toalha, disponha em uma travessa e coloque o molho ao centro.

*Observações:
Sobre o molho fica realmente muito semelhante o sabor. Se não achar o tomilho em pó não entre em desespero não irá alterar tanto o sabor. Já substituí a pimenta vermelha em pó por pimenta calabresa ou por molho de pimenta, deu certo, mas cuidado pra não exagerar na dose pois pode deixar o molho muito picante e arruinar sua vida. Prefira misturar a pimenta e a raiz forte por último. Mas o ponto forte desse molho é a raiz forte, eu só tinha em pó e isso dificulta a concentração do mesmo ao hidratá-lo. Então prepare-o e vá adicionando aos poucos até obter o sabor equilibrado (somente para aqueles que já experimentaram o molho original do Outback), eu utilizei 1 colher de chá somente. Se você não achar wasabi, desista de fazer essa receita pois percebi que é ele o responsável pelo gosto característico desse molho.
Obviamente se a cebola for pequena corte o tamanho razoável do topo. Sempre ao manusear a cebola o faça com muita tranquilidade pois ela tende a querer desmoronar, principalmente as menores. Eu não corto a base da cebola como orienta o site de origem dessa receita, não achei necessário. Agora se você perceber que não dará certo fazer o corte, utilize a mesmo receita para ring onion onde a cebola é cortada em anéis (cuidado pra não cortar muito finos, grossinhos sã melhores).



Existem cortadores específicos para auxiliar na montagem da flor, no Outback chamam de Blooming Onion Cutter mas existem versões caseiras do mesmo (fotos abaixo). O primeiro é mais barato, o segundo jáé bem salgadinho...




Alguns lugares onde achei para vender o cortador (nunca comprei nada nesses sites, pesquisem se realmente são de confiança):

Pra não ter erro segue um vídeo que apesar de não estar em português ajuda muito.