terça-feira, 30 de julho de 2013

Meu Minestrone [My Minestrone]

Esse frio que há anos não fazia no Brasil e chuvas fora de época nos remete à alimentos consistentes e quentes. Inconscientemente nosso organismo está nos pedindo algo assim forte para aumentarmos nosso metabolismo e suportarmos o frio.
Então sucumbi ao meu sistema nervoso e tive que preparar um Minestrone, que não passa de uma sopa italiana consistente, saborosa e nutritiva. Seu preparo não tem muito segredo e os ingredientes são dos mais variados. Construí o meu baseado em 10 receitas diferentes pesquisadas na WEB, o meu paladar então produziu isso que verão abaixo.

Regra geral: tome seu Minestrone se aquecendo com um cobertor bem macio e uma boa companhia, nesse frio, nada mais aconchegante! Hoje meu amor fez muita falta, fiquei só com o cobertor ...

Bom apetite!



MEU MINESTRONE

3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 xícara (chá) bacon cortado em cubos
1 cebola média cortada em cubos pequenos
1/2 xícara (chá) de alho poró em rodelas bem finas
1 xícara (chá) cenoura cortada em cubos pequenos
1 xícara (chá) batata cortada em cubos pequenos
1 xícara (chá) vagem cortada em rodelas de 0,5cm
1 xícara (chá) abobrinha cortada em cubos pequenos
1 xícara (chá) repolho ralado grosseiramente
1 lata de tomate pelatti (sem casca em conserva)
2/3 xícara (chá) de feijão branco
1/2 xícara (chá) de macarrão Padre Nosso
1 tablete de caldo de galinha
1 L de água
Queijo parmesão ralado ou em lascas à gosto

Mãos a obra

Coloque com 12h de antecedência o feijão de molho com o triplo de quantidade de água. Despreze a água e em uma panela junte o feijão mais a mesma quantidade anterior de água nova. Deixe cozinhar até que o feijão fique ao dente, 30-50min. Reserve.
Tenha todos os ingredientes picados para iniciar o processo. Em uma outra panela aqueça o azeite, doure o bacon, em seguida junte a cebola e quando ela começar a ficar transparente junte o alho poró. Isso tudo em fogo médio pois é muito fácil de queimar. Quando os dois últimos ingredientes estiverem dourados é ora de iniciar o cozimento dos legumes. Enquanto isso ferva a água com o caldo de galinha.
Você irá juntar os legumes, na mesma panela do bacon, progressivamente na seguinte ordem: cenoura, batata, vagem, abobrinha, repolho, tomate pelatti. Grande detalhe fique mexendo levemente com intervalo de 2 min entre a adição de cada ingrediente. Assim que misturar o tomate junte o suco do tomate que sobrou na lata e em seguida o caldo de galinha. Acerte o sal. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 1h e 30 min. Mexa vez ou outra para evitar grudar. Se secar muito a água pode ir adicionando aos poucos, pois é uma sopa grossa mas não seca.
Em seguida adicione o feijão cozido sem o caldo, deixe cozinhar por mais 30 min. Em 15 min antes do fim do cozimento adicione o macarrão.
Sirva no prato com queijo parmesão por cima

Ufa, eu sei, é demorado. Mas é coisa de mama italiana, coisa de vó. Pra ter esse gostinho é trabalhoso mesmo, mas não difícil. O resultado é recompensador!

*Observações:
Se você não tiver tempo ou esqueceu de colocar o feijão de molho cozinhe-o na panela de pressão por 15 min a partir do momento que a panela pegar pressão.
Não é pra torrar o bacon ok? Só dourar levemente!
O caldo de galinha pode ser substituído por caldo de carne ou bacon, isso vai depender de cada paladar, acho o de galinha mais suave. os outros costumam roubar o sabor dos outros ingredientes, ainda mais que já usei bacon que já tem bastante personalidade. O caldo não precisa ser industrializado pode ser um fundo preparado em casa mesmo com carcaça de galinha.