domingo, 20 de julho de 2014

Saladinha de trigo em grão [SALAD OF WHEAT GRAIN]

É uma pequena variação de uma das versões do tabule. Certa vez descobri este trigo integral na casa dos pais de um amigo da família, estava misturado com tomate e palmito. Somente algum tempo depois pude ter acesso a esse ingrediente tão saudável e saboroso. A vontade é de comer essa saladinha pura, mas vai muito bem acompanhada de um bom arroz branco.


SALADINHA DE TRIGO INTEGRAL

1 xícara de trigo
2 tomates sem sementes
1 pepino japonês médio
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
Suco de um limão
Sal à gosto
Azeite à gosto
Pimenta do reino à gosto
1 dente de alho amassado (não é obrigatório)

Mãos à obra
Deixe o trigo de molho em água por 3 ou mais horas (quanto mais tempo de molho menor tempo cozinhando), então leve ao forno até que estejam al dente. Escorra a água e deixe esfriar. Lave muito bem o tomate e o pepino, pique bem pequenininhos. Junte todos os ingredientes, deixe esfriar por uns 30 minutos na geladeira e está pronto pra servir.

Serve 2-3 pessoas.





quinta-feira, 10 de julho de 2014

Biscoito de polvilho [BISCUIT RECIPES]

Puramente minha infância, esse biscoito só me faz relembrar os finais de tarde na fazenda em que eu burlava todo o sistema a caça dos biscoitos deliciosos que ficavam na dispensa. A avó Arlete e a tia Luiza nem sonhavam que eu ficava contando os minutos pra "enfiar" a mão naqueles potes todos os segundos das minhas férias. Viciante e leve é a denominação perfeita pra essas gotinhas de gostosuras. Espero que meus filhos vivam um pouco da era dos biscoitos da vovó!

PS.: Obrigada tia Custódia por me fazer reviver esses momentos doces e suaves, bem como me ensinar seus segredinhos. 




BISCOITO DE POLVILHO

500 g de polvilho doce de boa qualidade
8 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de manteiga
1 ovo
100 g de coco ralado (ou à gosto)
200 ml de leite de coco

Mãos a obra
Misture o polvilho, o açúcar, o sal e o coco ralado em uma bacia. Junte a manteiga e o ovo e misture a massa com as mãos até formar uma "farofinha". Em seguida junte o leite de coco aos poucos até ficar ao ponto de massinha de modelar levemente mais mole (Veja a consistência no vídeo abaixo). Com auxílio de uma colher de café (siiiim, colher de café, é bem miudinho mesmo, aproveita o momento para meditar) faça bolinhas com as mãos e vá depositando em uma forma. Mantenha distância de 1 cm entre os biscoitos. Não precisa untar a fôrma. Com auxilio de um garfo marque delicadamente a superfície superior dos biscoitos (sem esmagá-los por favor!).  Leve ao forno médio pré aquecido, deixe assar por 30-40 minutos ou até dourar, isso irá depender da potência do seu equipamento.




Creme de abóbora, banana e frango "Creme dourado"

Se você está almejando uma comidinha que te dê conforto essa é uma opção bastante grata. Fiz essa combinação primeira vez em especial para os meus primos para que se sentissem abraçados ao me visitar.




CREME DE ABÓBORA, BANANA E FRANGO
"CREME DOURADO"

1/2 abóbora média descascada e picada em cubos de 1 cm
2 bananas prata médias
1/2 kg de frango picadinho com a ponta da faca
200 ml de requeijão cremoso
100 a 150 ml de creme de leite
1 cebola grande picada em cubos
1 colher (sopa) de extrato  de tomate
1 colher (sobremesa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho amassado
Pimenta do reino a gosto
Sal à gosto

Mãos a obra

Tempere o frango com sal e pimenta do reino. Em uma panela aqueça a manteiga com metade da cebola e alho refogando por 1 minuto, junte o frango e refogue até ficar douradinho. Se necessário pode ir pingando água pra desgrudar o fundo, eu disse pingando de fato, nada de mergulhar o frango em 1 litro de água. Reserve o frango. Na mesma panela (pra aproveitar aquela borrinha do fundo) adicione o azeite, o resto da cebola e o alho, refogue por 1 minuto. Junte a abóbora e 200 ml de água, misture e tampe ao fogo médio. Assim que estiverem macias o que pode demorar uns 5 a 8 minutos, junte as bananas picadas e o extrato, misture e tampe novamente em fogo médio. Quando tudo estiver desmanchando junte o extrato e acerte o sal e a pimenta (eu amassei a abóbora com um amassador). Em seguida adicione o requeijão e o frango, misture e deixe ferver. Em seguida desligue o fogo e adicione aos poucos o creme de leite até alcançar a consistência desejada, eu prefiro levemente pastoso.