sábado, 27 de dezembro de 2014

Salada detox de fim de ano

Em meio a comilança de final de ano em algum momento sempre bate aquela vontade de comer algo bem leve pra balancear o paladar. Foi dessa que saiu essa saladinha detox.



SALADA DETOX

3 folhas grandes de couve picadinha
4 kani kama picados
1 pepino japonês picado

Emulsão
3 colhes (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de suco de laranja
Sal a gosto

Mãos a obra
Misture os ingredientes da salada, reserve. Junte todos os ingredientes da emulsão em um potinho com tampa e bata como quem prepara um drink. Basta regar a salada com esse creme dourado maravilhosa, incorporando. Bom apetite.

sábado, 6 de dezembro de 2014

Bolo de chocolate de vó [Chocolate cake grandmather]

Todo mundo já sentiu aquela vontade de um bolo fofinho e caseiro de vó ... não? Eu sim. Há muito  venho tentando acertar a mão de um bolo caseiro, já estava ficando traumatizada ... O segredo é nada mais do que a massa base de bolos com sua consistência de massa cremosa e firme. As opções de sabores são infinitos, mas vamos começar então pelo velho e bom bolo de chocolate. A cobertura é uma receita de trufa de chocolate já postada aqui no blog, com a única diferença é que fica menos tempo no forno, ou seja não chega ao ponto de brigadeiro (descolar do fundo da panela).



BOLO DE CHOCOLATE DE VÓ



3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 2/3 xícaras (chá) de açúcar cristal
1/2 colher (chá) de sal
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 colher (chá) de fermento químico em pó
4 ovos em temperatura ambiente (separar claras das gemas)
2/3 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de vinagre branco (nada de vinagre de limão ou alho né)
Farinha e manteiga para untar a forma

Mãos a obra
Pré aqueça o forno a 180 ºC. Bata as claras em neve bem firmes, reserve. Em uma batedeira junte a manteiga e açúcar, bata em velocidade máxima até obter um aspecto homogêneo, junte as gemas até obter um creme branco. A partir desse ponto você irá adicionando aos poucos e de forma intercalada a farinha de trigo e o leite até chegar no ponto ideal da massa como descrito abaixo. Finalize batendo  junto o cacau em pó. Desligue a batedeira, adicione o fermento e com uma colher grande misture. Junte as claras em neve e envolva com a massa delicadamente até visualizar algo homogêneo e aerado. Não misture rápido pois irá destruir as bolhas de ar. Despeje em uma forma e leve ao forno e asse por 40-50 min.

* Observações
O mais importante de qualquer bolo é o ponto da massa, acertar isso já é 40% de chance de dar certo. Então o ponto é de uma massa espessa e aerada. A superfície da massa fica com aspecto arredondado e não plano de uma massa que seria líquida.
Outros 20% é acertar a quantidade de ingredientes adequadamente. Irão observar que há uma distinção na quantidade exata de ingredientes ao atingir o ponto da massa de acordo com a temperatura do ambiente, Por isso não sofra se tiver que adicionar ou reduzir um pouco mais de leite.Por favor também é muito importante a qualidade do cacau em pó, observem a concentração de cacau e de sódio. Será responsável por todo o sabor do bolo. O vinagre irá exacerbar esse sabor.
O que é ainda mais legal é que na falta de batedeira pode-se usar o liquidificador tranquilamente. Que feliz não?
Ahhhh sobre os último 40% do sucesso é a temperatura e tempo de assar, Aquela velha regra de NUNCA abrir o forno antes de 30 min é VERDADEIRA, sua avó estava certa. E sobre o teste do palitinho, sim pode usar palito ou garfo, sempre perfurando o centro que é a última região a assar. Se você fizer isso antes dos 30 min seu bolo vai afundar literalmente e "solar". Se usar forno elétrico desligue o dourador, somente a serpentina inferior é o suficiente.