quarta-feira, 20 de junho de 2018

Bolo de banana caramelizada [Caramelized banana cake]

Da sessão simplinho e saboroso é este bolo de banana. Quem nunca comeu bolo invertido de banana ou abacaxi na infância?



BOLO DE BANANA CARAMELIZADA

2 1/2 xícaras (chá) de açúcar cristal
6 bananas prata cortada ao meio longitudinalmente
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico
4 ovos
1 xícaras (chá) de leite integral
1 colher de sopa de vinagre de maçã ou álcool
4 colheres (sopa) de manteiga

Mãos a obra

Antes de mais nada pré-aqueça o forno a 180 ºC por 10 minutos, com a grade disposta no meio do forno. Junte o leite e o vinagre e reserve (buttermilk).
Você irá precisar de uma forma de 25 cm (se for uma forma maior dobre a receita, se for uma menor até 2 cm e for alta ainda é tolerável. Aqueça a forma em uma boca de fogão médio e coloque uma xícara de açúcar  dentro em seguida. Movimente a forma afim de que o açúcar vai desmanchando de forma homogênea e forre o fundo da forma, em fogo baixo. Nesse momento não saia do lado do fogo pois essa calda vai queimar e você vai ter que começar o processo todo de novo, do contrário sua receita vai amargar. Caramelo pronto, disponha as fatias de banana sobre ele, com a face interna da banana para o fundo da forma, reserve.
Em um bowl junte a farinha de trigo peneirada e o restante do açúcar, misture. Adicione o buttermilk, os ovos e a manteiga derretida, misture até obter uma massa homogênea e lisa. Junte o fermento e misture levemente. Despeje a massa sobre as bananas e leve para assar em 180 º C mesmo por 30-35 cm ou até o palito sair limpo do bolo. Assim que estiver pronto, passe uma faca nas bordas do bolo e desenforme imediatamente ainda quente.
Após esfriar se for guardar o bolo de um dia para o outro oriento guardar coberto na geladeira pois a banana é extremamente perecível.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário