quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Ensopado de músculo especial [Special muscle stew]

Olá queridos leitores! Após uma breeeve parada na alimentação do Cozinha em Laudas resolvemos voltar com todo espírito natalino que nos nutre nesse momento de final de ano. Tempo chuvoso, férias chegando, família começa falar mais alto, as músicas natalinas ecoam e nossos estômagos também. Vamos recomeçar com um ensopado de músculo mais que saboroso e especial que desenvolvi aqui em casa. Há aqueles que farão cara feia (Urgh!) para o coitadinho mas mal sabem o que estão perdendo. Músculo é uma carne de segunda no Brasil mas ela é estupidamente saborosa e rica em ferro que incorporada com caldos suculentos deixa qualquer papila gustativa agradecida. Esse prato tem influência de vários ensopados tradicionais e eu acho que realmente a combinação deu certo. Depois vocês me contam o que acharam.



ENSOPADO DE MÚSCULO 

500 g de músculo limpo (cubos de 2,5cm)
1 cebola grande picada em cubos
2 dentes de alho
Azeite para grelhar o músculo
300g de cogumelo paris
8 batatinhas pequenas
1 prato de sobremesa de mandioca picada em cubos grandes
1 colher (sobremesa) de açúcar
4 colher (sopa) de manteiga
Sal à gosto

Caldo
1 cenoura grande em cubos
1 tomate grande vermelho em cubos
1/3 de alho poró picado
1 cebola média picada
1/2 xícara de cebolinha picada
1/2 xícara de salsa picada
1 tablete de caldo de carne (se tiver o caldo de carne caseiro melhor ainda)
Pimenta do reino a gosto
Cominho a gosto
Sal à gosto
2 litros de água

Mãos a obra:

Tudo começa pelo caldo pois demora um pouquinho a  ficar pronto. Todos os ingredientes podem ser picados grosseiramente. Aqueça a panela com azeite, refogue a cebola, após a cenoura e o alho poró. Bastam 2 minutos. Em seguida junte os 2 litros de água fervida com o caldo de carne bem como todos os outros ingredientes. Mantenha a panela meio tampada e deixe reduzir por 40 minutos em fogo médio mexendo vez ou outra.
Partiremos então para a carne (não precisa temperar com antecedência). Em uma panela de pressão com fogo alto aqueça a panela com um pouco de azeite e manteiga, vá adicionando os pedaços de carne aos poucos (essa quantidade eu dividi em 3 remessas) para evitar acumular aquela água indesejada. A função aqui e selar os lados da carne e não cozinhar ela. Dessa forma formará uma borra maravilhosa no fundo da panela. Então vá selando aos poucos a carne e vá reservado. O próximo passo é manter a panela ligada e adicionar um pouco mais de azeite e manteiga e juntar a cebola e alho picados, por 1 minuto, em seguida junte a carne. Refogue por mais 2 minutos, então adicione o caldo já reduzido e coado. Exatamente, você vai coar o caldo que você estava cozinhando, eu gosto de reaproveitar a cenoira tomate e cebola, todo o resto eu jogo fora pois é fibroso (mas você pode separar esse resíduo bater no processador e adicionar como caldo ou creme de outra receita no futuro, basta congelar).  Junte a mandioca, mexa, acerte o sal e tampe, após pegar pressão deixe cozinhar por 20 min.
Lave bem as batatinhas, reserve. Ferva água com sal, adicione as batatas e deixe cozinhar até o ponto al dente. Escorra a água e reserve.
Nos 5 minutos finais de cozimento da carne vamos finalizar os acompanhamentos. Em uma frigideira de preferência antiaderente aqueça 1 colher (sopa) de manteiga com um fio de azeite (pra não deixar queimar a manteiga). Junte as batatinhas dois alhos laminados. Vá mexendo a frigideira com movimentos de vai e vem até as batatas estarem douradas, finalize com salsinha picada a gosto, reserve. Na mesma frigideira acrescente da mesma forma a manteiga e azeite e imediatamente o açúcar em fogo médio. Quando o açúcar começar a dourar junte os cogumelos paris frescos laminados e sal a gosto. Refogue por 2 minutos em fogo alto, você irá perceber que os cogumelos irão ficar envoltos com uma calda cremosa mas fluida, não se demore muito pois esse caldo açucarado pode endurecer.
Para montagem use um prato fundo e do tamanho da sua fome. Deposite primeiramente com o auxilio de uma concha os itens sólidos do ensopado da panela de pressão. Em seguida regue esses itens sólidos com o caldo suculento do seu cozimento. Deposite sobre isso tudo algumas batatas souté, em seguida os cogumelos com seu caldo agridoce. Salpique pequena quantidade de salsinha picada em cima de tudo isso somente para dar um frescor.

Bom apetite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário