quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Salpicão - Salada de Natal sem carboidrato [Christmas salad without carbohydrate]

É dada a largada da comilança de dezembro! Eu devo confessar que amo este mês, amo mais ainda o Natal. E mesmo sendo cheia de manias e respeitando absurdamente tudo aquilo que é tradição, eu sempre adoro ter a oportunidade de criar ou experimentar algo novo, mesmo nesse período.
As prateleiras dos mercados já estão abarrotados de ingredientes natalinos. Não dá para aguardar experimentar todas essas delícias somente no final do mês, pelo menos eu não tenho esses equilíbrio emocional. Assim que meu amigo Márcio dono de mercado aqui em minha cidade avisou que os frangos defumados chegaram não resisti. Foi então que em dias do meu paladar conturbado saiu este salpicão sem carbs. Já vão anotando as dicas pra montar o menu de Natal e Reveillon. Observem que oferecerei duas opções de como degustar esta delícia, uma delas é sem carne. Escolha o seu preferido e seja feliz!



SALPICÃO SEM CARBOIDRATO

1 frango defumado inteiro
2 cebolas grandes
10 folhas grandes de acelga
20 azeitonas azeitonas preta
2 cenouras grandes
3 maçãs
1 prato de sopa de rúcula
50 g de parmesão ralado
1 caixa de creme de leite light sem soro
4 colheres (sopa) de azeite
Suco de 2 limões ou à gosto
Sal à gosto
Orégano à gosto
1 colher (sopa) de açúcar cristal

Mãos a obra

Hoje em dia há sempre aquele da família que não come carne, diante disto ou você faz a porção separada para o indivíduo ou escolhe servir itens separados para as pessoas escolherem juntar o que preferir. Então você pode servir o frango desfiado com cebola caramelizada separado do resto da salada ou juntar tudo.


O frango defumado deve ser desfiado por completo, até a pele eu pico finamente (claro que as partes com aquela camada subcutânea de gordurinha embaixo eu retiro). Este frango já é cozido não há necessidade de ir ao fogo para ser consumido. Mas se você escolher a opção de não junta-lo a salada e servir separado ou simplesmente pelo fato de gostar dele mais douradinho, eu sugiro dar uma breve refogada com azeite em uma panela teflon. Então reserve. Na mesma panela aquecida junte 2 colheres de azeite e as cebolas finamente fatiadas. Mexa por 2 minutos em fogo médio. Abra um espaço no centro da panela e deposite sem espalhar o açúcar, assim que ela começar a caramelizar misture com as cebolas já transparentes e vai mexendo delicadamente até que todas estejam douradinhas, reserve.
Vamos lavar adequadamente e picar os ingredientes da salada. A acelga deve ser cortada em quadrados de 2 cm, a cebola ralada no ralador grosso, maçãs sem casca picada em cubinhos, azeitonas picadas grosseiramente e a rúcula deve-se retirar a raiz e metade do talo em seguida rasgadas grosseiramente. Junte todos os itens.
Para o molho junte o creme de leite, 2 colheres de azeite, suco de limão, queijo parmesão, sal e orégano, misture. Eu gosto de emulsificar esses molhos em potinhos de vidro com tampa. Ótimo para armazenar essa delícia cremosa até a hora de servir.
Ahhh, já é hora de servir? Então junte frango, cebola caramelizada, ingredientes fantásticos e molho azedinho maravilhoso. Envolva-os delicadamente e bom apetite.
Ahhhhh, não era para misturar o frango? Então misture os ingredientes fantásticos com o creme azedinho maravilhoso delicadamente em uma travessa. Em outra travessa arrume o frango desfiado e cubra-o com a cebola caramelizada.
Vou te falar a verdade, seja qual for a opção será sempre de emocionar! Natal sem culpa é assim!

Observações
Claaaaaro que se você quer adicionar ou substituir algum ingrediente irá cair bem, sempre com bom senso. Dica, o abacaxi em calda picadinho cai muito bem. E se quiser trocar o creme de leite pelo iogurte desnatado, humm vai dar certinho também.

Um comentário:

  1. Oi Lorraine, adorei seu blog, já salvei para voltar aqui com certeza! Achei o tender do qual conversamos ontem. Anotadíssimo!!! Abs!

    ResponderExcluir