domingo, 19 de dezembro de 2010

Tender cozido com frutas [Tender baked fruit]



Já posso até escutar o badalar dos sinos das renas do Papai Noel! É mais um natal que se aproxima proporcionando as famosas confraternizações familiares. As tias que querem falar uma mais alto que a outra, a criançada correndo de um lado para outro, luzinhas que piscam incansavelmente, algumas folhagens com fitas vermelhas amarradas nas pontas, embrulhos coloridos. Aliado à esse cenário não poderia faltar a boa comida e bebida. Eu nunca fui muito de comer em ceias de natal, sempre achei as comidas típicas dessa época muito secas e nada suculentas. O perú seco sempre estava lá presente, a farofa e o arroz branco com no máximo umas uvas passas, tenho problemas com isso. Para o meu gosto o que sempre salvava era o tender, muito saboroso e agridoce, esse sim estimulava o meu paladar. Mas em minha última ceia natalina houve uma revolução na cozinha que irei contar aos poucos durante a semana. Na verdade será uma confidência misturada à sugestões de cardápio para esse dia tão aguardado do ano. Hoje quero dividir com vocês um tender cozido com frutas. Santo Deus, mas o tender não é assado ou assado e depois cozido e vire-versa? Nada disso, somente cozido fica extremamente suculento e com uma textura incrível. A vontade que temos é de querer comer esse prato durante todo o ano de tão delicioso que é. Essa é uma receita de Edu Guedes mostrada em dezembro de 2009, logo me chamou a atenção. A foto tirada no último natal não está com foco no tender mas da minha mesa em uma visão geral, por isso vou ficar devendo uma foto mais decente dessa maravilha, pois iremos comer ele novamente esse ano. E o post de hoje gostaria de dedicar à minha prima Mellina Dulizia que veio até a mim à procura de pratos de natal. Grande abraço prima, pra você e toda sua linda família!





TENDER COZIDO COM FRUTAS

½ xícara (chá) de azeite de oliva
1 cebola ralada
1 tender bolinha
Suco de 2 laranjas
2 folhas de louro
10 cravos da índia
½ xícara (chá) vinho branco
1 lata de abacaxi em calda
4 figos em calda
2 xícaras (chá) ameixa em calda
1 lata de pêssegos em calda
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Mãos à obra:

Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola. Coloque o tender na panela e doure levemente dos dois lados. Corte o tender como um leque da forma como está na foto acima, como fatias mas não até o final para que ele fique preso na base. Junte o suco de laranja e o caldo das frutas. Acrescente as folhas de louro, o cravo e o vinho branco. Acomode as frutas em calda na panela. Regue o tender de tempo em tempo com a mistura e deixe cozinhar até que fique macio e dourado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário