terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Batatas Chilli [Chilli Potatoes]

Final de ano e casa cheia geralmente soa como sinônimos. E consequentemente surge a necessidade de inventar-se vários tipos de aperitivos para entreter os tão aguardados visitantes (alguns nem tão aguardados assim, mas bem, deixemos para lá). Na noite de ontem houve mais uma reunião de família e a comilança reinou mais uma vez. Há algum tempo eu estava querendo experimentar essa receita que encontrei no site de Edu Guedes e apesar de não o ter visto prepando resolvi arriscar. Ainda mais por ser bastante simples e rápido. Então hoje temos Batatas Chilli, que trago com algumas modificações.


BATATAS CHILLI


PARAS AS BATATAS
10 batatas grandes
500 g de crane moída de primeira
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de manteiga
PARA O MOLHO DE CARNE
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada
6 dentes de alho amassados
½ xícara (chá) de molho de tomate
1 colher (sobremesa) de molho de pimenta
Sal à gosto
300 g de queijo mussarela ralado

Mãos à obra:

Cortes as batatas em rodelas grandes, 0,5 cm de espessura. Aqueça o azeite, a manteiga e refogue as rodelas de batata até que estejam douradas. Coloque-as em um refratário sem o azeite e a manteiga. Reserve. Em uma outra panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até que estejam dourados. Acrescente a carne e deixe-a refogar por 15 minutos no fogo médio ou até que esteja cozida e sem água. Despeje o molho de tomate, o molho de pimenta, o sal e deixe apurar por mais 10 min. Coloque uma porção dessa carne refogada sobre cada rodela de batata e salpique o queijo ralado por cima. Leve para assar no forno médio (180 ºC) preaquecido por 10 minutos ou até que o queijo derreta. Sirva quente.

*Observações:
Eu não tinha no momento o molho de pimenta vermelho (que pode ser de sua preferência) e o queijo chedder. Então moí grãos de pimenta-do-reino e uma pimenta ardida que tinha no canteiro de minha casa e adicionei 1 colher (sopa) de ketchup e preparei meu próprio molho. O original é bastante apimentado. Já no caso do queijo utilizei o mussarela mesmo. Claro que deve ficar mais leve do que usar o chedder, mas creio que este último daria um sabor todo especial, por ser um queijo de sabor mais marcante. Não tardarei em utilizá-lo. Depois passo aqui e conto pra vocês. Já na hora de dourar as rodelas de batatas vocês irão perceber que a gordura começará a ficar escura, quase queimada, normal claro. Mas não há necessidade de trocá-la. Dá para utilizar o mesmo azeite e manteiga até o final do processo. Mas caso vão diminuindo muito em quantidade, impossibilitando de dourar as batatas, adicione mais um pouco, não faz mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário