sábado, 10 de outubro de 2015

Risoto de cuxá e camarão [Risotto with shrimp and cuxá]

Apesar de ser maranhense, vinagreira é a minha recente paixão.É incrível o sabor azedinho que ela dá nos pratos. No Maranhão tradicionalmente é feito o arroz de cuxá (vinagreira) com camarão seco, o que é bastante saboroso. Mas como todo viciado em cozinha e afins amanheci um belo dia com a ideia fixa de fazer um risoto de cuxá. Depois de um mês ensaiando para pegar as panelas, resolvi fazer. O que foi uma ideia soberba. Na minha receita utilizei camarão cozido e não salgado.




RISOTO DE CUXÁ COM CAMARÃO

1/2 maço de vinagreira
400 g de camarão rosa médio cozido
1 xícara de arroz arbóreo
1 tablete de caldo de galinha
1 litro de água
1 cebola média picadinha
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
2 dentes de alho
Suco de 1 limão
Sal a gosto

Mãos a obra:

Temos que deixar do passos prontos antes de iniciar o risoto propriamente dito. Vamos ferver 1 litro de água, em seguida colocamos as folhas de vinagreira picadas. Esse processo não é para cozinhar a folha mas só amolece-la, então 1 minuto é o suficiente, escorra e reserve. Mas vai com calma, não vai dar rata e perder essa água com sabor de vinagreira, adiciona o tablete de caldo de galinha e deixe ferver até dissolver. Enquanto isso vamos preparar os camarões. Se for usar camarão fresco não esquecer de limpá-los, retirar a casca, cabeça. e tripa. Tempere os camarões com alho, meio limão e sal a gosto. Se já comprar cozido vamos direto ao próximo passo. Aquecer uma frigideira antiaderente com o azeite. Quando quente refogue a cebola por 2 minutos e fogo médio. Em seguida adicione os camarões, refogue por 4-5 minutos, reserve. Agora sim vamos iniciar o risoto, basta fazer a receita base neste link. Quando estiver ao final do preparo adicione as folhas de vinagreira e os camarões. Acerte o sal e pingue o suco de meio limão, misture e adicione a manteiga, misture. Está pronto pra ser servido.

*Observações
Nunca é demais relembrar, que ao iniciar o preparo de um risoto seja qual for você deve estar com os ingredientes todos a postos, pois nunca deve-se parar de mexer. Do contrário o amido do arroz não será liberado adequadamente para dar o aspecto cremoso do risoto.
Eu usei camarão cozido, mas o salgado também pode ser utilizado. Só não esqueça de retirar o excesso de sal. Como? deixe-os de molho em água, trocando-a por umas 3 vezes por 6 horas pelo menos.
Risoto deve ser consumido assim que feito. Mas se tiver sobrado aquele restinho que dá pena de jogar fora não se desespere. Gurde na geladeira que irá virar no futuro um delicioso medalhão de risoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário