quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sopa de Feijão [Bean Soup]

Sopas, ou você ama ou odeia. Eu na realidade adoooro! Então o post de hoje vai para aqueles que não trocam uma sopinha quente, caseira e suculenta por nada (opa, presente). É uma receita bem simples, na realidade uma variação do famoso "caldo de feijão".

SOPA DE FEIJÃO

1 xícara (chá) de feijão carioquinha
1/2 xícara (chá) de arroz
1/2 cebola picadinha
1 batata grande ou 2 pequenas de batata inglesa picada em cubos
1 colher (sobremesa) cheia de alho amassado
1 colher (sopa) rasa de óleo
1 tablete de caldo de bacon ou 150g de bacon picado pequeno
400ml de água
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto



Mãos à obra:

Coloque o feijão pra cozinhar na panela de pressão com água suficiente (se o feijão for bom, basta 30 min.) não deixe cozinhar demais. Após cozimento, bater no liquidificador com a própria água, reserve. Levar a água ao fogo com o tablete de caldo de bacon (se for o bacon ele só será usado em outro momento), assim que levantar fervura adicione a batata picada e o arroz, deixe cozinhar em fogo médio por 15 min.. Enquanto isso, junte o óleo e a linguiça (se for utilizar o bacon ao invés do caldo de bacon esse é o momento, adicione aqui) em uma outra panela e assim que começar a dourar adicione a cebola picada e o alho, apague o fogo quando a cebola também estiver dourada. Passado os 15 min de cozimento da batata (não precisa estar totalmente cozida), junte a ela a linguiça já frita e o feijão já batido. Acerte o sal e a pimenta do reino à seu gosto (cuidado com a pressão alta). Deixe ferver em fogo baixo por 10 a 15 min. ou o suficiente para o feijão captar os outros ingredientes. Se estiver muito ralo deixar ferver até incorpar mas se estiver muito grosso adicione água.

*Observações:
Essa sopa tem consistência mais grossa mesmo, não é aquela coisa rala de sopa de doente, pelo amor de Deus. Eu adiciono ao final do cozimento pimenta de cheiro picadinha e salsa ou coentro picado, fica a critério. Ao invés da linguiça calabresa fina pode ser usada a linguiça calabresa grossa tradicional, ou ambas ao mesmo tempo. Sempre que puder fique mexendo com uma colher pois gruda com muita facilidade no fundo da panela.
Não poderia deixar de mencionar as pessoas mais viciadas em feijão que são minha amiga Maryzinha e meu cunhado Átilo, matam se for preciso por algumas conchas desse caldo!

Um comentário:

  1. Deu água na boca... Faltou você mencionar dos poderes ressucitantes dessa sopa, isso cura uma RESSACA ligerinho!!!

    ResponderExcluir