domingo, 31 de outubro de 2010

Bolo de Chocolate na Caneca [Chocolate cake in a cup]

Com esse tempo chuvoso chegando, preguiça de sair de casa, vontade de só ficar largado no sofá assistindo filme e comendo. Pra esse cronograma coisas de chocolate caem muito bem, bolo de chocolate com calda de chocolate então, nem se fala. Mas a coragem não deixa a gente ir ao mercado comprar algumas fatias e muito menos tirar a batedeira do armário pra fazer um açúcarado bolo em casa, o pensamennto é: "Vamos evitar a fadiga", concordo plenamente com isso. Até que fiz a descoberta que facilitou muito a minha vida e pode facilitar bastante a sua também, graças ao meu pai, foi ele que me informou de tal receita. Bolo de chocolate na caneca com calda de chocolate no microondas em 3 minutos. Sim, é verdade, isso saiu até no Jornal Hoje na Globo, com o nome de Bolo na Caneca. Vou contar mais a frente porque não o chamo mais assim. Então pode continuar no sofá e só dá um pause no filme pra poder fazer essa delícia.



BOLO DE CHOCOLATE NA CANECA





MASSA
1 ovo
4 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de achocolatado
1 colher (chá) de fermento em pó

COBERTURA
4 colheres (sopa) de leite condensado
1 colher (sopa) de achocolatado
1 colher (chá) de manteiga
Granulado para decorar


Mãos à obra:

Em uma caneca grande adicione o ovo, óleo e açúcar, misture bem. Na sequencia junte a farinha de trigo e o leite, misture. Junte o achocolatado e misture mais uma vez (mas miture bem mesmo). Por último adicione o fermento em pó e misture levemente. Leve ao microondas na potência máxima por 3 min. Retire do microondas e deixe ele abaixar na caneca (ele incha muito no momento de assar).

Para a cobertura junte todos os ingredientes, menos o granulado, em uma outra caneca. Misture bem e leve ao microondas na potência máxima por 1 min. Desenforme o bolo em um prato e derrame a calda de chocolate em cima. Se tiver granulado em casa salpique um pouco em cima só para ficar bonito, porque não vai alterar em nada o sabor, convenhamos!





*Observações:
Muitas observações na realidade. Em primeiro lugar só utilize uma caneca mesmo pra fazer isso se você tiver uma ultra mega caneca em quesito tamanho, pois se for a caneca tradicional esqueça, irá transbordar tudo e você irá perder sua noite limpando o prato do microondas devido a massa que irá transbordar e grudar nela. Use uma tigelinha como eu, a minha mede 14 cm de diâmetro por 6 cm de profundidade, mas não entre na nóia, qualquer vasilha pequena que vá ao microondas e que a massa ocupe metade do espaço serve. Mas também não faça que nem eu, dividi metade da massa em duas canecas e assei no mesmo tempo de 3 min., sim a massa não transbordou mas queimou, tragédia. Ao adicionar a farinha de trigo misture bastante, caso contrário vai "empelotar" e essas bolinhas de farinha irão ficar cruas, horrível. Eu usei uma batedeira e uma bacia um pouco maior, de plástico mesmo para misturar depois transfiro para a que irá para o microondas. O fermento em pó, pelo amor de deus, é só uma colherinha de chá "rasa" a não ser que você queira um vulcão em seu microondas. A manteiga da cobertura só use em temperatura ambiente, se você colocar ela gelada em pedaço você não vai conseguir misturar bem e se assim for ela não vai derreter de forma localizada e não misturada com os outros ingredientes e sua cobertura de chocolate vai ficar com sabor de manteiga frita, isso não é agradável. Ao desenformar o bolo soltar as laterais com uma faca ou espátula ajuda. A primeira foto foi a tentativa na caneca e a segunda da tigelinha já mencionada aqui.
Foto atualizada em 02/11/2010:

6 comentários:

  1. Oi Lorraine, tudo bem? eu sou a Joana, e tenho vc no meu MSN, desde a época em que vc e seu primo compravam passagens comigo, ali na T-63, lembra? então eu tbém tenho um blog, vou deixar o link aqui depois me faça uma visitinha....então vc tbém é cozinheira? que delícia....emagreceu ficou mais linda e virou coziheira? ou já era antes?
    Vou testar essas receitas viu?
    Eu tenho várias cozinheiras que eu sigo e que me seguem no blog...vc vai gostar de conhece-las...

    Beijos e até +

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  2. Olá Joana querida, lembro sim de você. Pois então, eu emagreci e só depois disso passei a cozinhar por hobby, me relaxa. Que bom que você passou por aqui. Irei visitar seu blog também pode deixar, vamos trocando figurinhas. E qualquer coisa estou à disposição. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Amei essa receita! Sem dúvida vou fazê-la no meu próximo momento preguiça (que será muito em breve). Parabéns pelo blog!

    Letícia do Vale

    ResponderExcluir
  4. Letícia não vai arrepender se fizer tal receita, é muito boa mesmo. E já estou dentro do seu blog, também adoro essas coisas. Grande abraço Doutora.

    ResponderExcluir
  5. Ai ai... já já irei ganhar alguns quilinhos que perdi, as receitas são irresistíveis de fazer, e com certeza de comer.hahhaha.
    Lo, mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Nossa Lesa, vou experimentar o sabor vulcânico e explosivo desse bolo lá em casa!!! Kkkkkkkk! Será a sobremesa perfeita depois de algumas travessas de pão de queijo!

    Beijos

    ResponderExcluir