sábado, 6 de novembro de 2010

Molho Barbecue [BBQ Sauce]

Publicar o molho barbecue em separado se faz necessário porque ele está envolvido em uma grande diversidade de pratos. E para aqueles que gostam desse molho, por favor, não o faça para beber aos goles, porque é essa vontade que nós legítimos fãs gostariamos de fazer (1 colher de sopa equivale a 31 kcal). Há quem ache forte "por demais", mas um bom número de pessoas não resistem ao sabor adocicado e levemente ácido do barbecue sauce assim denominado nos EUA. Aliás é de lá que provém esse molho tão utilizado nos famosos barbecues (churrascos) do Tio Sam, principalmente para carnes de porco e frango . Essa receita provém do site Azeite de Oliva Espanhol, foi o meu teste de sucesso depois de algumas outras receitas desastrosas.

MOLHO BARBECUE
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1 cebola média
4 dentes de alho
1 xícara (chá) de ketchup
1/2 xícara (chá) de suco de limão
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colhere (sopa) vinagre balsâmico
3 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de condimento a base de mostarda
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (chá) de pimenta-do-reino em pó
1 xícara (chá) de água


Mãos à obra:


Coloque o azeite em uma panela e em fogo médio deixe por 2 min. ou o suficiente para que aqueça. Adicione a cebola picada em pedaços bem pequenos e o alho amassado, deixe refogar até que a cebola comece a ficar transparente (não deixe dourar). Em seguida junte todos os outros ingredientes em qualquer ordem desde que a água seja por último (supertição). Misture até que fique homogêneo. Abaixe o fogo e deixe "reduzindo" por 40 a 50 min. ou até obter um molho encorpado na consistência do extrato de tomate. Não tampe a panela e mexa de vez enquando (evita grudar no fundo).


*Observações:
Caso não haja a "possibilidade humana" de amassar o alho, pique-o em pedacinhos bem pequenos que não irá alterar no resultado final do sabor, mas somente na aparência. Para os vampiros que têm pavor de alho (me perdoem, mas é porque não compreendo como alguém não pode gostar de alho) a receita original recomenda 3 dentes somente e mesmo picados não há o que temer pois não ficará com aquele ardor tradicional mas sim adocicado. Como condimento de mostarda costumo usar o molho de mostarda e tem funcionado muito bem. Esprema o limão somente no momento em que for utilizá-lo. Não tem vinagre balsâmico? Ok, já usei o vinagre de álcool e consegui um efeito satisfatório, não deixa muito a desejar, mas prefira o balsâmico se tiver ao alcance das mãos. Quanto ao açúcar já utilizei tanto o cristal quanto o refinado, não há diferença, mas não inventem em querer usar o açúcar mascavo como já fiz em uma outra receita, fica terrível o sabor.
Vou ficar devendo uma foto do meu acervo particular. O meu molho fica um vermelho mais escuro que esse da foto, não tão bonito quanto, mas muuito saboroso!
Foto: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário