terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pão de Queijo [Cheese Bread]

O velho pãozinho de queijo, quem não gosta não é mesmo? Eu passei muitos anos achando que fazer pão de queijo era uma das coisas mais difíceis e trabalhosas que se podia fazer em uma cozinha, até que eu conheci a Rainha do pão de queijo. É dessa forma que meu pai denomina minha amiga Mayza e depois disso esse apelido ficou irresistível de deixar de usar. É aos fins de tarde com alguns pães de queijo feitos com ovos caipira, polvilho doce provindo do Goiás e queijo ralado enviado por sua avó acompanhado de um café bem forte e fumegante feito por Maryza (irmã de Mayza, podendo sim ser considerada a Rainha do café) que nos aproximamos do que mais perto pode parecer nossa casa e uma reunião de família. Entre histórias e outras contando as peripécias de nossas prórprias famílias que driblamos a saudade de casa fazemos com que a distância pareça menor e mais fácil de lidar. E os pães de queijo continuam ali como testemunhas, se fôssemos contar quantos já foram ficariam assustados. Mas talvez por isso tudo fazer essa gulouseima, ou melhor dizendo como minhas tias, essa quitanda, prepará-la é uma das coisas mais simples de se fazer e mais deliciosas de saborear porque tem gosto de "casa".

PÃO DE QUEIJO

4 copos (americano) de polvilho doce
2 copos (americano) de leite
1 copo (americano) de óleo
5 a 6 ovos
2 copos (americano) de queijo ralado
Pitada de sal
Óleo para untar a forma e enrolar a massa

Mãos à obra:

Pré-aqueça o forno à 250 ºC por 15 minutos. Unte uma forma com óleo. Junte o leite e o óleo em uma panela e leve ao fogo, ao começar a ferver desligue o forno. Adicione o leite e o óleo aquecido ao povilho em uma bacia média (de preferência vá adicionando aos poucos e misturando ao mesmo tempo com o auxilio de uma colher grande para que o polvilho seja ferventado por inteiro). Se estiver muito quente para pegar com as mãos aguarde alguns minutos para não queimá-las. Então amasse a massa com uma única mão pois com a outra terá que segurar a própria bacia, adicione aos poucos os ovos inteiros e vá amassando. Junte agora o queijo ralado e misture até obter uma massa homogênea. Por último acerte o sal. Unte as mãos com óleo e dosando o tanto de massa que você quer com uma colher de sopa passe para as mãos e faça bolinhas (o tamanho você escolhe, não gosto muito grande porque tendem a ficar meio crús por dentro). Leve ao forno e deixe assar por 25 a 30 min., estarão prontos quando começarem a dourar (tem gente que gosta mais branquinhos e outros mais douradinhos, fica a critério).

*Observações:
Cuidado para não colocar muito óleo na forma, você não vai querer que seu pão de queijo fique frito ao forno. Só coloque no forno pré-aquecido, nada de forno frio. Mas e o polvilho azedo, não funciona? Sim, pode ser utilizado, mas particulamente não gosto muito, acho que deixa a massa com sabor mais pesado, parecendo "mangulão". No mercado geralmente só irá ter o polvilho de massa muito fininha e não sairá um pão de queijo de primeira, prefira os mais grossos que ao ser atritado entre os dedos irá fazer um barulhinho de "ranger" (teste da roça). Se você achar que o povilho não ferventou por inteiro e tem algumas partes secas ainda, vá gotejando leite (não precisa ferver), mas cuidado pra não colocar demais se não sua massa vai ficar muito mole, ela tem que ficar com o aspecto emborrachado. Dependendo do ovo a massa pode se tornar muito mole ao 6º ovo e você não conseguirá enrolar a massa com as mãos e se isso acontecer não se desespere, você pode depositar as bolinhas da massa na forma com o auxilio de duas colheres.

4 comentários:

  1. Olá.... Obrigada por registrar nossos momentos históricos!!!! Se todos soubessem como é importante nossos momentos!!!

    ResponderExcluir
  2. Siiiim, e não poderia imaginar como seriam esses dias aqui sem vocês. Viva o pão de queijo e o café das Lemes Duartes!!!

    ResponderExcluir
  3. Salve salve a Cozinha em Laudas e sua bendita chef!! Tive o prazer de participar da última sessão "Pão de queijo com dedo de prosa" e foi simplesmente delicioso!!
    Obrigado pelo convite, adorei poder te rever e provar + uma de suas proezas, Lesada Querida!

    Háááá, Mayza e Maryza, vocês são a simpatia em dose dupla!! A Lô tem essa capacidade de só atrair gente bacana pra perto dela! Rsrs!

    Até a próxima receita, beijos! :)

    ResponderExcluir
  4. Lorraine, é muito bom tbm ter vc aki entre nós nesse mundo S.N.

    Pra vc, Neto seja bem vindo ao "Pão de queijo com dedo de prosa" e volte sempre. Abraços das Lemes Duarte!

    ResponderExcluir