sábado, 22 de janeiro de 2011

Arroz carreteiro

Sexta-feira dá uma sensação boa, pois anuncia o ínício do final de semana, mas nunca ganha do sábado. Aaaaah o sábado, é a concretização de que o fim de semana começou e realmente se concretizou. Não é tão bom quanto o domingo, este por sua vez dá prenúncios do início de uma nova semana que infalivelmente tem que se iniciar na segunda-feira. Cruel realidade. Então o sábado permanece ao meu ver o melhor e hoje veio acompanhado de uma chuva mansa que perdura desde o nascer do sol até o exato momento. Dia úmido e refrescante com cara de edredon e comida fácil. Nossa que preguiça de cozinhar. Mas graças a Deus minha residência dispõe de exemplares do sexo masculino que espontaneamente se colocam ao dispor de preparar a nossa fonte de energia para que esse sábado seja perfeito. Meu noivo está preparando um arroz carreteiro e eu só de canto à olhar. Já provei em um outro momento e aprovei, por isso a minha tranquilidade. Vou deixá-los a conferir essa delícia. Bom sábado e bom apetite à todos.




ARROZ CARRETEIRO


2 copos (americanos) de arroz
1 kg de charque em cubos
300g de bacon picado
300g de linguiça calabresa
5 tomates bem vermelhos
2 cebolas picadinhas
2 colheres (sopa) de alho amassado
1 xícara (chá) de salsa e cebolinha picada
2 colheres (sopa) de óleo
Sal à gosto

Mãos à obra:

Cozinhe o charque picado em cubos na panela de pressão por 20 min a partir do momento em que a panela dar pessão. Escorra a água e reserve. Em uma panela refogue o bacon até eles começar a fritar. Junte o óleo, a calabresa e o charque. Quando estiverem douradas e macias (não pode fritar demais para não ficar uma carne dura e sem sabor) junte o alho e a cebola. Essas por sua vez quando estiverem douradas junte o tomate, misture e tampe a panela por 2 min. É chegada a hora do arroz, refogue mexendo por 1 min., junte a água até que cubra até 2 dedos acima da superfície. Quando a água começar a secar



*Observações:
Todas as carnes não precisam ser cortadas uniformemente, o arroz carreteiro tem o objetivo de utilizar ingredientes que se tem à mão. Então relaxe, um acrreteiro nunca é igual ao outro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário