segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cozinhas Modernas [Modern kitchens]

Uma reforma em casa deixa qualquer um animado. Tudo bem que tem a bagunça e algum trabalho, mas para aqueles que gostam da arte de renovar um ambiente é algo bem estimulante. Estou passando por esse processo exatamente agora, o que tem me levado a pesquisar estilos e critérios para a construção de um espaço agradável em casa. Quero dividir com vocês em especial o material de imagens das cozinhas, minha parte preferida da casa. Vamos ficar de olho nas tendências!


Existe gosto pra tudo, inclusive para cozinhas. Elas vêm seguindo o mesmo perfil da moda têxtil na atualidade, não possuindo muitas regras além das clássicas,mas sim um mix de vários estilos e épocas distintas, gerando inúmeras possibilidades. O grande fator decisivo para escolha da decoração de um ambiente será a personalidade, que por sua vez irá ditar as características, podendo estas serem extritamente modernas, ou aquelas modernas com aspectos rústicos e/ou com ar de retrô. Baseado nesses seguimentos alguns elementos podem se misturar e o céu é o limite. Mas cuidados devem ser tomados pois com todas essas opções fica mais fácil de acabar cometendo algum erro. Então o bom senso deve estar presente sempre. Além da personalidade da pessoa, irá influenciar quesitos como praticidade, beleza e custo, estes devem casar perfeitamente afim de produzir um efeito próximo do ideal.

Os materiais de cozinha mais utilizados são o MDF (Medium Density Fiberboard), o aço inoxidável e o granito. As madeiras puras já perderam espaço devido a conscientização quanto à baixa disponibilidade de matéria-prima e a idéia de sustentabilidade. O MDF é um substituto aceito 100% no seguimento de móveis pois representa menor custo comparado à madeira pura, maior praticidade na rotina por serem leves e de fácil limpeza e pela diversidade do que pode ser montado com suas pranchas em termos de diversidade de cor e modelos. Já o inox continua em alta sendo há anos bem aceito por sua durabilidade, higiene e beleza. Dá um ar de cozinha industrial, algo mais profissional. Para uma leitura mais detalhada sobre a escolha específica de qual material utilizar para o tampo da pia recomendo o site Tampo de Cozinha. Lá poderá ser encontrado além dos materiais citados acima o mármore, o quartzo, os laminados, a madeira, o acrílico e o vidro.

Os conservadores geralmente não abrem mão da cozinha ser completamente independente de qualquer outra parte da casa. Mas há uma real tendência de integração de ambientes e as cozinhas tipo americanas vem sendo bastante aceitas. A idéia é transformar a casa em um espaço gourmet pra receber os amigos e ao mesmo tempo servi-los, sem perder o contato visual. Para isto utiliza-se muito as bancadas que separam os ambientes ou mesmo mesas.
Essa matéria será divida em 2 sessões e na de hoje trago as cozinhas modernas em suas diversas formas e materiais. Logo irei postar os aspectos retrô e rústico que podem ser usados em cozinhas.


Por SCA




Por Kitchens






Por Italínea

Por Favorita

Por Criare




Casa Cor-Lounge Bar por José Roberto Moreira do Valle

Casa Cor-Loft da Designer por Angela Tasca

Casa Cor-Cozinha do Claude Troisgros por Cynthia Pimentel

Por Todeschini




Quero finalizar este post deixando claro que não sou nenhuma profissional na área de design de móveis e ambientes. O que escrevo é baseado em tudo que tenho visto e pesquisado como curiosa que sou no assunto. Tranzendo assim meu ponto de vista e respeitando todos os outros.


Abraço em todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário