domingo, 13 de março de 2011

Abobrinha recheada [Stuffed zucchini]

Suculento e aconchegante é o que sentimos ao degustar uma bela abobrinha recheada. Essa é uma versão feita por minha família à décadas, um modo árabe de preparar abobrinhas. Com elementos tão simples você vai conseguir um verdadeiro banquete. Experimente!



ABOBRINHA RECHEADA



6 abobrinhas verdes
300g de carne moída
2/3 xícara de arroz
1 cebola pequena picada
1 tomate médio vermelho picado
1 xícara de molho de tomate tradicional
1 tablete de caldo de galinha
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de óleo vegetal
3 dentes de alho amassados
Sal e pimenta-do-reino à gosto
2 folhas de couve

Mãos à obra:

Quanto menores forem as abobrinhas melhor será, as grandes não ficam tão saborosas. Lave-as, raspe superficialmente de forma não unirforme, não é pra raspar tudo. Corte um tampo de 0,5 cm da abobrinha (lado do talo), deixe a outra extremidade intacta. Com auxilio de um perfurador de abobrinha o miolo deve ser extraído, tomando muito cuidado para não perfurar o outro lado. Para que isso não ocorra, meça com o próprio perfurador pelo lado de fora o tamanho da abobrinha e marque com o dedo no perfurador até onde você pode perfurar. Clique aqui e veja uma foto para maior esclarecimento. Tirar o miolo até que todas as sementes saiam. Reserve. Em um recipiente junte a carne, alho, sal, pimenta-do-reino, salsa, 1/2 xícara de molho de tomate, o óleo, tomate, cebola e metade do arroz. Misture bem com as mãos. Recheie as abobrinhas, uma a uma, com as próprias mãos, deixando espaço de 1cm na entrada. Enrole um pedaço de folha de couve fazendo uma espécie de rolha, do tamanho que seja suficiente para tampar a abobrinha de forma segura, evitando que o recheio saia durante o cozimento. Em uma panela que caiba todas as abobrinhas em uma única camada, aqueça água suficiente para que 2/3 delas fiquem imersas, junte o caldo de galinha. Deve estar fervendo, só assim coloque as delicias delicadamente na água com o resto do molho de tomate pra dar uma cor, acerte o sal. Tampe, deixe cozinhar em fogo alto por aproximadamente 30-40 min. Antes dos últimos 15 min. de cozimento salpique no caldo o resto do arroz, isso ajudará engrossar o caldo.

Serve 3 pessoas (varia com o tamanho da abobrinha).

*Observações:
Com a prática você vai perceber que a quantidade de recheio será proporcional ao tamanho das abobrinhas. Lembre, as mesmas devem ser novas e pequenas. Se as as abobrinahs forem de tamanho médio utilize 400-500g de carne moída. Gosto de colocar pimenta-de-cheiro no recheio, opcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário