sábado, 19 de março de 2011

Sashimi

Eu já preparo sushi a algum tempo, apesar de nunca ter postado por aqui. E por acaso ao ligar a TV hoje estava passando uma matéria no Programa Estrelas da Globo de um chef japonês dando dicas no preparo de sashimis. O preparo de sashimis tem que ser aprendido visualmente, lendo fica meio complicado. Mas vou deixar aqui registrado alguns pontos importantes que vi no programa. O próximo post será como fazer arroz de sushi. Bom final de semana à todos.


FACA
- Deve muito bem afiada, pois o movimento de corte é único e preciso e nunca de "vai e vem" (nada de serrar o peixe). A faca indispensável para preparar sushi é essa abaixo.



- Aprenda a amolar a faca japonesa com esse vídeo.



PEIXES
- Robalo
- Linguado
- Parlo: não se retira a pele, pois é nela que está o sabor. Jogar água quente em cima da pele e logo após imergir a peça em água gelada e retirar. Você vai perceber que ficará uma parte cozida e outra crua.
- O peixe deve ser fresco com olhos brilhantes e com boa consistência, não pode parecer que está desmanchando.




Os pratos japoneses devem ser montados com inspiração na natureza, como se você construisse um jardim. Os elementos que podem ser utilizados são: pepino japonês, broto de feijão, cebolinha, cenoura e flores comestíveis dentre outros.

Vocês devem saber que esse movimento "Unidos na Internet para aprender suhi e sahimi" é uma grande brincadeira, pois os verdadeiros chefs da cozinha japonesa passam anos para se tornarem dignos da técnica. Podem passar o primeiro ano de sua aprendizagem somente lavando arroz de sushi e aprendendo a descascar pepino. É toda uma disciplina e busca incansável pela perfeição, pontos marcante da civilização nipônica. Mas nós como bons brasileiros damos sempre um jeito de conseguir fazer as coisas do nosso jeitinho. Praticamos as técnicas deles à grosso modo. Mas deixo aqui a minha admiração por essa sociedade fantástica que é a dos japoneses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário