sábado, 19 de março de 2011

Arroz para sushi - Shari [Sushi Rice]

Poxa, nunca enjoo de comer arroz de sushi. Dá vontade de comer puro com shoyo. há alguns anos atrás conesegui reproduzir uma receita de internet que deu muito certo. O arroz não é qualquer um, mas sim um arroz branco de grão redondo. Em alguns supermercados e armazens especialidados você pode encontrá-los. Lá vai ...







ARROZ PARA SUSHI


1 xícara (chá) de arroz de sushi
1 1/4 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal

Mãos à obra:

Lave o arroz delicadamente até a água sair límpida. Deixe o arroz imerso em água por 30 min. Leve ao fogo brando com a água. Tampe e deixe cozinhar. Quando estiver com a água sumindo da superfície abaixe o fogo. Após 15 min, desligue o fogo e mantenha tampado com um pano e uma tampa por mais 10 min. Enquanto isso aqueça a água, o sal e o açúcar até que esteja dissolvido. Retire cuidadosamente o arroz com auxílio de uma espátula de madeira (shamoji) ou com uma colher de pau, em uma tina de madeira (hangiri) ou uma vasilha de plástico, só não pode ser de metal. Acrescente o vinagre aos poucos envolvendo o arroz com movimentos de baixo para cima, evitando amassar os grãos, tenha paciência para isso. Não coloque mais vinagre porque se não o arroz não ficará no ponto certo. Deixe esfriar para poder utilizá-lo.

Rende 3 rolos de sushi (30 sushis)

Esse vídeo pode tirar alguma dúvida a mais. Ele faz algumas coisas diferentes, como lavar o arroz primeiro e não deixa de molho, não tem problema, dá certo também. O que não pode fazer é deixar de molho e depois lavar, não dá certo. Acabei tendo uma experiência dessas porque não estava em casa e pedi qe minha tia adiantasse o processo. Ele também utiliza a folha de algas nos primeiros 15 minutos de cozimento, muitos usam, mas não faz uma diferença tão grande.





Nenhum comentário:

Postar um comentário