domingo, 17 de abril de 2011

O melhor bolo de chocolate do mundo [The best chocolate cake in the world]

Simplesmente sem explicação pra isso daqui. A massa fica leve e fofinha como um pão de ló e o glacê não fica adociacado evitando aquela sensação enjoativa das tortas doces. Experimente e depois me fale se não tenho razão!



BOLO DE CHOCOLATE

MASSA

225g de farinha de trigo
1colher (chá) de bicarbonato de sódio
50g de cacau em pó
125g de manteiga
250g de açúcar mascavo claro
3 ovos
250ml de leite
1 colher (sopa) de suco de limão

GLACÊ
175g de chocolate amargo
75g de chocolate ao leite
3 colheres (sopa) açúcar
300ml de creme azedo (creme de leite com gotas de limão)

Mãos à obra
Peneire a farinha, o bicarbonato e o cacau, reserve. Bata a manteiga e metade do açúcar mascavo até obter um creme macio. Acrescente aos poucos os ovos e o açúcar mascavo restante. Adicione o leite misturado com limão, despeje tudo na mistura de farinha e mexa bem. Unte  uma fôrma de bolo de 20 cm de diâmetro e forre o fundo com papel-manteiga. Distribua a massa nivelando a superfície. Asse em forno preaquecido a 180ºC por 30 min., até a massa crescer, ficar flexível ao toque e soltar das bordas, ou seja, fazendo o teste do garfo, se sair seco está no ponto. Deixe esfriar por 10 min. e desenforme para acabar de esfriar.
Para fazer o glacê, derreta junto os chocolates amargo e ao leite em banho-maria. Retire do fogo e acrescente o açúcar e o creme azedo. Abra o bolo ao meio horizontalmente para obter 2 camadas. Ponha uma delas em uma travessa e aplique em cima 1/2 do glacê. Coloque outra camada de bolo e finalize com o resto do glacê.

Observações:
Faça duas receitas de massa, asse cada uma em uma forma de mesmo tamanho, dessa forma você obterá um bolo de 4 camadas, foi assim que fiz pela segunda vez a receita. Você irá perceber que é muito glacê pra uma receita só de massa, é o suficiente pra duas receitas de bolo. Fica mais bonito e dá mais água na boca ainda. Vou ficar devendo a foto do bolo de 4 camadas. 
Para abrir o bolo utilize linha ou fio dental, não e bom utilizar faca pois irá deixar desnivelado.

2 comentários:

  1. Pena que já estamos no final da tarde de um domingo...se fosse mais cedo iria tentar, pq tem uma cara ótima!!! Será que acerto esse creme azedo? kkk
    Beijos Lô!

    ResponderExcluir
  2. Day, acerta sim, você vai ver o tanto que é fácil a medida que for fazendo!! Qualquer dúvida estou por aqui. Abraço.

    ResponderExcluir