quarta-feira, 27 de abril de 2011

Risoto de macarrão

Semana passado falou-se muito na TV e Internet sobre o Risoto de Macarrão. Resolvi testar e acreditem, funciona mesmo. E além do mais, é rápido de fazer e tem uma consistência e sabor fantásticos.



RISOTO DE MACARRÃO

500 g de macarrão parafuso
1 cebola picadinha
70 g de manteiga
150 ml de vinho branco
1 tablete de caldo de galinha
1 L de água
100 g de queijo parmesão ralado
150 g de queijo cheddar
150 g de queijo prato ralado
100 g de bacon picado (opcional)
Sal à gosto

Mãos à obra:

Doure o bacon, reserve. Ferva a água com o tablete de caldo de galinha. Em uma outra panela (de preferência com a boca aberta não muito rasa e que caiba os 500 g de macarrão cozido  e sobra espaço para movimentá-lo) derreta a manteiga e refogue a cebola até ela começar a dourar. Junte o vinho e deixe reduzir por 2 min. Junte todo o macarrão e vá adicionando a água fervente aos poucos e mexendo delicadamente sem parar, até que fique al dente. Junte os queijos e o bacon, misture bem devagar. Acerte o sal. Deve ser consumido na hora, pois o queijo tende a endurecer em temperatura ambiente, daí você já viu né.

Serve 6 a 8 pessoas.
Tempo de preparo, 15 min.

*Observações:
Muito cuidado na hora de deixar o ponto do macarrão al dente, pois quando for adicionar os queijos, durante sua mistura o macarrão irá dar uma cozinhada adicional e passará do ponto, ficando muito mole e quebrando. Deeeeeus me livre de macarrão papa, é pecado. então da primeira vez você pode ficar meio inseguro, mas deixe um passo antes de al dente no momento de adicionar o queijo. Na segunda vez você pega o pulo do gato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário