Fui apresentada a esta pequenina abóbora há duas semanas pelo meu querido Professor Marcus Marcolino. Fiquei curiosa para conhecer o sabor, além de receber missão de desenvolver uma receita para utilizá-la. Lembrando desde já que a mini Jack não é tímida somente na suavidade do sabor e no tamanho mas também proporcionalmente na quantidade de polpa. Então cada pedacinho tem que ser poupado. Escolhi um recheio de creme de picadinho di filé mignon.
MINI JACK RECHEADA
4 mini jack
2 bifes médios de filé mignon
1 tomate sem pele e semente
1/2 cebola
4 colheres (sobremesa) de requeijão cremoso
3/4 xícara (café) de creme branco
2 colheres (sobremesa) de coentro (reserve o suficiente para decorar)
1 colher (sopa) azeite
1 colher (sobremesa) de manteiga
2 colheres (sopa) queijo muçarela ralado
1 dente de alho amassado
Sal à gosto
Pimenta-do-reino à gosto
Mãos à obra:
Lave bem as abobrinhas. Corte os tampos, retire metade da polpa com o auxilio de uma faca, jogue as sementes fora e reserve a polpa. Mergulhe as abóboras inteiras em água fervente, com uma pitada de sal, devem ficar cobertas por água. Após 10 min jogue fora a água e reserve as abóboras. A polpa que foi retirada do interior deve ser picada em cubos e cozidas no vapor por 5 min, reserve. Em uma panela aqueça o azeite, refogue a cebola com o alho, junte o filé bem picadinho. Assim que a carne estiver selada junte a abóbora cozida no vapor,o tomate (picadinho) e a manteiga, reserve por 5 min. Caso comece a grudar no fundo vá gotejando água aos poucos. Misture com o creme branco e o coentro, deixe cozinhar por mais 2 min., reserve. Pincele azeite ou óleo ao redor das abóboras, deposite 1/2 colher (sobremesa) de requeijão cremoso no seu fundo. Deposite o creme do picadinho até a borda da abóbora, salpique queijo ralado. Leve as pequenas abóboras e suas tampas dispostas ao lado em forno médio por 10 min ou até ficarem levemente dourada. Retire do forno e salpique coentro por cima, tampe e sirva com arroz branco.
CREME BRANCO
3/4 de leite
1 colher (sobremesa) de amido de milho
Pitada de sal
Aqueça o leite em fogo médio, adicione o amido de milho diluído ao leite. Mexa até formar um creme homogêneo e adicione o sal.
*Observações:
Não cozinhe demais as abóboras elas podem quebrar. Pode ser usado óleo para pincelar as abóboras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário