quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Maionese de Leite Caseira [Homemade milk mayonnaise]

Minha amiga Grazy ligou esta manhã pedindo uma receita de maionese caseira para usar em legumes. Então vi uma grande oportunidade de publicar algo que a tempo estava querendo, a maionese de leite caseira da minha sogra. "Deus" sabe o quanto essa despropositada receita é capaz de provocar em nossas sensações. O grande interessante é que ela parece que não vai dar certo em momento algum, mas o resultado final é fantástico.

MAIONESE DE LEITE CASEIRA

200 ml de leite integral
1/4 de uma cebola média
Suco de 1/2 limão
Óleo o quanto baste
Sal à gosto

Mãos à obra
Não precisa picar o 1/4 da cebola, basta dividir em 2 pedaços grandes. Junte todos os ingredientes no liquidificador, menos o óleo. Bata em velocidade máxima por 1 min. Vá adicionando o óleo aos poucos na velocidade baixa do liquidificador. Deve alcançar uma consistência de uma mistura que começa a sair do estado líquido e passa levemente para cremosa. Não ficará firme igual a maionese industrial. Não se desespere, isso não irá alterar o efeito final que é o sabor. Misture a maionese aos legumes, leve à geladeira e deixe esfriar por 10 min. Nada impede de ser consumida na hora mas isso fará com que o sabor do limão e cebola encorpe aos legumes.

Como foi um post de última hora não tive tempo de preparar uma fotografia, mas achei na internet uma amostra real de como fica a receita do Blog Espaço Delicias Culinárias. Fico devendo a minha foto.


domingo, 27 de novembro de 2011

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cheesecake de chocolate

Depois de alguns dias fora do ar devido a problemas técnicos no suporte de conexão com a Internet, o Cozinha em Laudas volta a ativa com esse atentado à saúde pública. Eu conheci essa delícia na Internet como torta de chocolate, mas ela nada mais é do que uma cheesecake sabor chocolate. Muito parecida com a torta tradicional de limão, mas com uma grande distinção, a presença de cream cheese. Vai por mim, é suave, nada enjoativo e o sabor surpreendente do cream cheese que se mistura inescrupulosamente com o chocolate amargo.





CHEESECAKE DE CHOCOLATE

Base de biscoito
2 pacote de bolacha maizena (200g)
150g de manteiga em temperatura ambiente

1 pitada de canela

Recheio
3/4 de xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) essência de baunilha
2 potes de cream cheese (300g)
3/4 de xícara (chá) de cacau em pó
1 pitada de sal
3 ovos
200g de chocolate meio amargo derretido

Mãos à obra
Em uma travessa coloque todo o biscoito triturado no liquidificador, junte a canela e a manteiga, misture até obter uma massa homogénea. Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de aro removível de 25cm. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15 minutos. Enquanto assa você pode preparar o recheio. Em uma batedeira adicione todos os ingredientes do recheio menos o chocolate derretido, bata me velocidade máxima até obter uma massa homogénea. Desligue a batedeira e junte o chocolate derretido em banho-maria e misture bem com uma colher. Passado os 15 minutos anteriores no forno despeje sobre a base de biscoito a massa do recheio. Retorne a forma ao forno na mesma temperatura e deixe assar por 50 minutos ou até que a massa esteja firme. Retire do forno e leve para gelar. Retire o aro removível e sirva em seguida.


*Observações:
Cuidado com a canela, você que gosta muito se exagerar na dose irá causar um desastre, pois excesso de canela destrói qualquer prato. Eu usei uma barra de 180g de chocolate, já que não tinha uma maior e não ia gastar dinheiro com mais uma barra por causa de 20g de chocolate, atestando que ficou bom do mesmo jeito. Não retire o aro removível com a torta ainda quente, a massa ainda estará úmida e a casca de biscoito é frágil e estará quente, podendo assim ceder ou no mínimo estufar. Deixe o aro até que a torta fique gelada, assim ela ficará firme. A torta pode ser feita também em forma redonda convencional, mas não terá como desenformar, obviamente a base é muito frágil e irá quebrar por completo (desastre total).