quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Arroz de Carneiro

Desse aí não sobrou nem a rapa da panela ...



ARROZ DE CARNEIRO

500g de carne de carneiro
1 cabeça de cebola grande ou duas médias
1 1/2 copo (americano) de arroz
1 colher (chá) de açafrão
2 colheres (sopa) de manteiga
Pimenta-do- reino
5 dentes de alho
Sal à gosto

Mãos à obra

Eu sempre priorizo deixar a carne marinando no algo, sal e pimenta do reino com um dia de antecedência, se isso não possível umas 2h já é o suficiente e se mesmo assim não der aí tempera na hora mesma o reza pra carne absorver aquele sabor fantástico do alho! Essa carne já temperada vai pra panela de pressão com água comente e já sob pressão deixe cozinhar por 40 min, retire da panela a carne e a desfie. A água do cozimento da carne você reserva, não a jogue fora pelo amoooor de Deus. Em uma panela sob fogo alto derreta a manteiga, junte a carne e deixe dourar até formar um "pregadinho" no fundo da panela que você deve ir desgrudando com fios de água. Assim que a carne estiver dourada (não esturricada e dura) adicione a cebola picadinha e o açafrão. Mexa até a cebola ficar transparente. Junte o arroz mexa bem e então adicione aquela água do cozimento do carneiro (se puder aqueça antes pra agilizar o cozimento do arroz, se necessário adicione mais água até que cubra o arroz 1 cm acima da superfície. Cozinhe normalmente, quando a água começar a desaparecer da superfície baixe o fogo. Finalize com cebolinha picada.

*Observações
Se você quiser colorir mais um pouco o arroz pode adicionar mais açafrão aos poucos, mas cuidado pois o excesso coloca o prato a perder, é um condimento muito forte.
Se preferir pode adicionar mais manteiga e a proporção de arroz pra carne vai muito de gosto.
Eu fiz uma versão mais incrementada utilizando tomate e salsinha na hora de refogar a carne com a cebola, fica mais molhadinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário