sábado, 27 de novembro de 2010

Julie & Julia


Hoje foi um sábado chuvoso e sem muito compromisso. Aliás tem sido assim ultimamente, espero que ano que vem melhore. Detesto me sentir improdutiva. Resolvi fazer algo que estava adiando há meses, assistir Julie & Julia. É um filme leve e estimulante que fala sobre objetivos de vida, metas e realizações. Tudo isso em torno da cozinha. Acho interessante o tema pois atualmente existem pouquíssimas mulheres que têm prazer em cozinhar, acham que isso remete à submissão ou diminui a imagem da mulher, acho isso um equívoco e até mesmo um preconceito. Nós vivemos uma fase da história da humanidade em que as mulheres já provaram que são capazes de ser muito mais do que simples donas de casa. Não precisamos abandonar todas essas vitórias acumuladas ao longo do tempo. Nós podemos ser muito bem sucedidas fora de casa e sermos ótimas cozinheiras também. Não estou falando em voltar a viver em função única e exclusiva das chamas e algumas panelas, mas sim, redescobrir o que vem se perdendo, a arte de cozinhar. Tudo bem, tem gente que realmente não tem dom algum pra coisa ou falta tempo, eu respeito. Mas vale ao menos refletir sobre o significado que um alimento preparado tem para a humanidade. Nós somos o que somos porque aprendemos a cozinhar, e isso é fato cientificamente comprovado. Ao menos em minha família, a comida está presente em todos os momentos de nossas vidas, tanto bons quanto ruins. Não quero deixar de viver e criar minha família em torno de algo tão precioso. Qual o simbolismo de um enlatado ou um congelado comprado no supermercado? São sim muito bem vindos em alguns momentos, mas viver em função disso é algo lastimável.
Mas voltaaando ao filme, assim como muitos comentaram, a atuação de Meryl está incrivelmente perfeita, hilária, natural, é uma atriz sem igual. Assisto praticamente todos os filmes dela e o efeito é sempre o mesmo. Falando da verdadeira Julie, achei brilhante a idéia dela de passar por esse desafio, talvez em outras condições teria tido a mesma idéia que ela. Julie estava buscando algo que a completasse e desse prazer, algo que todos nós queremos e poucos vão realmente atráz. Simplesmente ficam acomodados em um ambiente mais seguro mesmo que não seja o que lhe traz felicidade. Meus parabéns! Quem quiser conhecer o Blog dela clique aqui.
Não poderia deixar de falar sobre a Le Cordon Bleu, é um verdadeiro sonho, quem dera poder fazer um curso desses. Há cursos de intercâmbio, não só em Paris mas na Austrália também. A Le Cordon Bleu está presente atualmente em 15 países. Sonhos!


E adivinhem, Bon Appetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário