domingo, 31 de outubro de 2010

Bolo de Chocolate na Caneca [Chocolate cake in a cup]

Com esse tempo chuvoso chegando, preguiça de sair de casa, vontade de só ficar largado no sofá assistindo filme e comendo. Pra esse cronograma coisas de chocolate caem muito bem, bolo de chocolate com calda de chocolate então, nem se fala. Mas a coragem não deixa a gente ir ao mercado comprar algumas fatias e muito menos tirar a batedeira do armário pra fazer um açúcarado bolo em casa, o pensamennto é: "Vamos evitar a fadiga", concordo plenamente com isso. Até que fiz a descoberta que facilitou muito a minha vida e pode facilitar bastante a sua também, graças ao meu pai, foi ele que me informou de tal receita. Bolo de chocolate na caneca com calda de chocolate no microondas em 3 minutos. Sim, é verdade, isso saiu até no Jornal Hoje na Globo, com o nome de Bolo na Caneca. Vou contar mais a frente porque não o chamo mais assim. Então pode continuar no sofá e só dá um pause no filme pra poder fazer essa delícia.



BOLO DE CHOCOLATE NA CANECA





MASSA
1 ovo
4 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de achocolatado
1 colher (chá) de fermento em pó

COBERTURA
4 colheres (sopa) de leite condensado
1 colher (sopa) de achocolatado
1 colher (chá) de manteiga
Granulado para decorar


Mãos à obra:

Em uma caneca grande adicione o ovo, óleo e açúcar, misture bem. Na sequencia junte a farinha de trigo e o leite, misture. Junte o achocolatado e misture mais uma vez (mas miture bem mesmo). Por último adicione o fermento em pó e misture levemente. Leve ao microondas na potência máxima por 3 min. Retire do microondas e deixe ele abaixar na caneca (ele incha muito no momento de assar).

Para a cobertura junte todos os ingredientes, menos o granulado, em uma outra caneca. Misture bem e leve ao microondas na potência máxima por 1 min. Desenforme o bolo em um prato e derrame a calda de chocolate em cima. Se tiver granulado em casa salpique um pouco em cima só para ficar bonito, porque não vai alterar em nada o sabor, convenhamos!





*Observações:
Muitas observações na realidade. Em primeiro lugar só utilize uma caneca mesmo pra fazer isso se você tiver uma ultra mega caneca em quesito tamanho, pois se for a caneca tradicional esqueça, irá transbordar tudo e você irá perder sua noite limpando o prato do microondas devido a massa que irá transbordar e grudar nela. Use uma tigelinha como eu, a minha mede 14 cm de diâmetro por 6 cm de profundidade, mas não entre na nóia, qualquer vasilha pequena que vá ao microondas e que a massa ocupe metade do espaço serve. Mas também não faça que nem eu, dividi metade da massa em duas canecas e assei no mesmo tempo de 3 min., sim a massa não transbordou mas queimou, tragédia. Ao adicionar a farinha de trigo misture bastante, caso contrário vai "empelotar" e essas bolinhas de farinha irão ficar cruas, horrível. Eu usei uma batedeira e uma bacia um pouco maior, de plástico mesmo para misturar depois transfiro para a que irá para o microondas. O fermento em pó, pelo amor de deus, é só uma colherinha de chá "rasa" a não ser que você queira um vulcão em seu microondas. A manteiga da cobertura só use em temperatura ambiente, se você colocar ela gelada em pedaço você não vai conseguir misturar bem e se assim for ela não vai derreter de forma localizada e não misturada com os outros ingredientes e sua cobertura de chocolate vai ficar com sabor de manteiga frita, isso não é agradável. Ao desenformar o bolo soltar as laterais com uma faca ou espátula ajuda. A primeira foto foi a tentativa na caneca e a segunda da tigelinha já mencionada aqui.
Foto atualizada em 02/11/2010:

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sopa de Feijão [Bean Soup]

Sopas, ou você ama ou odeia. Eu na realidade adoooro! Então o post de hoje vai para aqueles que não trocam uma sopinha quente, caseira e suculenta por nada (opa, presente). É uma receita bem simples, na realidade uma variação do famoso "caldo de feijão".

SOPA DE FEIJÃO

1 xícara (chá) de feijão carioquinha
1/2 xícara (chá) de arroz
1/2 cebola picadinha
1 batata grande ou 2 pequenas de batata inglesa picada em cubos
1 colher (sobremesa) cheia de alho amassado
1 colher (sopa) rasa de óleo
1 tablete de caldo de bacon ou 150g de bacon picado pequeno
400ml de água
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto



Mãos à obra:

Coloque o feijão pra cozinhar na panela de pressão com água suficiente (se o feijão for bom, basta 30 min.) não deixe cozinhar demais. Após cozimento, bater no liquidificador com a própria água, reserve. Levar a água ao fogo com o tablete de caldo de bacon (se for o bacon ele só será usado em outro momento), assim que levantar fervura adicione a batata picada e o arroz, deixe cozinhar em fogo médio por 15 min.. Enquanto isso, junte o óleo e a linguiça (se for utilizar o bacon ao invés do caldo de bacon esse é o momento, adicione aqui) em uma outra panela e assim que começar a dourar adicione a cebola picada e o alho, apague o fogo quando a cebola também estiver dourada. Passado os 15 min de cozimento da batata (não precisa estar totalmente cozida), junte a ela a linguiça já frita e o feijão já batido. Acerte o sal e a pimenta do reino à seu gosto (cuidado com a pressão alta). Deixe ferver em fogo baixo por 10 a 15 min. ou o suficiente para o feijão captar os outros ingredientes. Se estiver muito ralo deixar ferver até incorpar mas se estiver muito grosso adicione água.

*Observações:
Essa sopa tem consistência mais grossa mesmo, não é aquela coisa rala de sopa de doente, pelo amor de Deus. Eu adiciono ao final do cozimento pimenta de cheiro picadinha e salsa ou coentro picado, fica a critério. Ao invés da linguiça calabresa fina pode ser usada a linguiça calabresa grossa tradicional, ou ambas ao mesmo tempo. Sempre que puder fique mexendo com uma colher pois gruda com muita facilidade no fundo da panela.
Não poderia deixar de mencionar as pessoas mais viciadas em feijão que são minha amiga Maryzinha e meu cunhado Átilo, matam se for preciso por algumas conchas desse caldo!