sábado, 5 de março de 2011

Tortilhas Mexicanas de trigo [Mexican wheat tortillas]

As velhas e boas Tortilhas ou Tortillas no espanhol, são base para alguns pratos mexicanos tradicionais como os Tacos, Burritos e Nachos. Há 3 versões possíveis: de trigo, de milho e a mista. Mas eu preferi a versão com trigo que é mais neutra e permite que o conteúdo do recheio se sobresaia sem intervenção alguma. Mas não se contenham, a tortilha serve como um pão fino que devido exatamente à sua neutralidade permite receber recheios sem limitações. Pode ser uma coincidência, mas existe um pão sírio folha muito semelhante a essa massa, dá pra substituir tranquilamente. Disponibilizarei as receitas dos acompanhamentos mexicanos tradicionais, mas como já disse, não se contenha, deixe o paladar guiar sua imaginação.




TORTILHAS
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de água morna
2 colheres (sobremesa) de margarina (a temperatura ambiente)
1/2 colher (café) de sal


Mãos à obra:
Em uma tigela junte a farinha de trigo e o sal, misture. Junte a margarina e misture com a mão, até obter uma consistência de farofa fina. Nesse ponto vá adicionando a água morna aos poucos e sovando a massa. O ponto ideal é quando vc consegue unir as pontas da massa sem dificuldade, deve ficar mais molinha. Quando ela fica muito ressecada a ponto de não se unir mais facilmente pode ir adicionando mais água ao poucos e se o inverso adicione mais farinha. Estando a massa em formato de bola corte em 8 à 10 partes iguais e deixe-as também em formato de bola. Reserve a massa coberta com um plástico ou um pano mesmo, caso contrário ela irá ressecar muito rápido. Em uma superfície limpa, seca e povilhada com trigo abra a massa com um rolo até obter a espessura menor que 1 mm, ela deve ser realmente fina como uma massa de pastel. Vá reservando protegendo novamente com plástico ou pano. Em uma chapa de ferro quente (ideal) ou uma panela com teflon. Deposite os discos e deixe por 15 a 20 seg. cada lado, em fogo médio. Vá guardando tudo protegido com um pano para não endurecer.

*Observação:
O ideal são as chapas de ferro que têm espessura suficiente para evitar que as torilhas queimem e ao mesmo tempo não fiquem cruas. Existe uma ferramenta que produz os discos com grande facilidade, funciona como uma prensa, veja este vídeo e tire algumas dúvidas.

2 comentários:

  1. Nossa, Lorraine, que legal!! Eu gosto muito de tortillas mas não consigo fazer, então compro prontas direto da fábrica: www.villabuena.com.br
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou. Se animar em fazer a receita depois passa por aqui para contar. É muito fácil e rápido. Qualquer dúvida é só falar.Adorei o site da Villa Buena. Abraço.

    ResponderExcluir