sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Toques de Natal - I [Christmas]

Final de ano é sempre uma correria sem tamanho, e dessa vez não foi diferente para a casa da Cozinha em Laudas. Mas vai aí algumas inspirações para a noite natalina pesquisadas na internet. Espero que possa ajudá-los em algo.

Não posso deixar de citar um blog fantástico que serviu de fonte para esse post, Casa Très Chic deem uma passada por lá!




















Croutons no Natal

Essas belezinhas crocantes e saborosas farão parte do Natal aqui de casa. Preparadas em loco elas ajudarão a compor as saladas de final de ano.




CROUTONS

3 fatias de pão de forma
30 ml de azeite de oliva
1 dente de alho amassado
Pimenta-do-reino à gosto

Mãos à obra
Pique o pão em cubinhos de 0,5 cm, passe-os no molho de azeite, alho e pimenta. Em uma forma espalhe os cubos e leve ao forno em temperatura alta até ficarem dourados e crocantes. Retire do fogo e deixe esfriar sem tampá-los, caso contrário irão amolecer.

*Observações
Eles podem ser feitos na manteiga no lugar do azeite ou utilizar outras especiarias, vai de acordo com o gosto. Podem até ser feitas sem nada, só torradas sem tempero.
Tempere a salada e assim que pronta para servir, jogue os croutons por cima. caso contrário irão ficar moles e sem textura, seria um desastre.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sanduiche Gratinado [Gratin sandwich]

Estupidamente delicioso. Se você estiver com desejo de comer algo especial no sabor e simples na composição, experimente o Saduíche Gratinado. Ele consegue suprir qualquer expectativa de gula. Esta receita tem uma breve história. Certa vez há 14 anos atrás quando me hospedei na casa da minha tia Nídia em Goiânia, comi na casa dela um certo pão de forma assado, nunca tirei esse sabor da memória. Semana passada por acaso lembrei disso e comentei com minha amiga Laila. Por mais que pareça loucura ela pediu pra eu olhar na tela do computador dela e o que vejo na tela? Sanduíche gratinado, ela tinha achado e já ia me propor que fizéssemos a receita, quase não acreditei. Preparei no mesmo dia e novamente ontem à noite na casa de meus pais, aprovadíssimo!!! Não sei se é a mesma receita mas obrigada tia Nídia pela memória suculenta que imprimiu em minha mente e obrigada Laila pela premonição conveniente!!




SANDUÍCHE GRATINADO


1 pão fatiado sem bordas
200g de requeijão cremoso
400g de queijo muçarela fatiado
400g de presunto fatiado
100g de queijo parmesão ralado

MOLHO BRANCO
1 1/2 de leite
300ml de creme de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de margarina
Sal à gosto

Mãos à obra
Em uma panela derreta a margarina, junte o trigo e mexa vigorosamente. Irá se transformar em uma massa, mas não se assuste, tudo dará certo. Junte o leite aos pouco e continuem mexendo, até que a massa de trigo e margarina se desmanche, acrescente o sal à gosto. Desligue o fogo assim que obter uma mistura homogênea e cremosa. Recomendo utilizar um forno brando. Junte o creme de leite e reserve.
Forre uma forma retangular de 30 cm com uma camada de pão e sucessivamente uma camada de requeijão cremoso, presunto, queijo muçarela, pão, creme branco, queijo msuçarela e queijo parmesão. Leve ao forno pré-aquecido a temperatura 250ºC, assim que gratinar está pronto para servir.

*Observações:
Ao nos deliciarmos com essa maravilha simples e saborosa discutíamos a possibilidade de inserirmos tomate e orégano na receite. Em uma versão mais light pensamos até em uma composição de ricota, tomate, rúcula e presunto de peito de perú defumado. Essa fica para um próximo post.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Arroz com banana no azeite [Rice with banana in olive oil]

Dia desses que me recusei a comer arroz puro com bife e tomate temperado no sal. E como as vontades emanam de mim sem explicação alguma resolvi fazer arroz com banana no azeite pra acompanhar o bife de filé e o tomate sem graça. Isso é ótimo pra aproveitar o arroz dormido da geladeira. Mas isso foi há meses atrás, esse post ficou guardado no fundo do baú. Agora percebi que era o momento certo para publicá-lo, pois é uma ótima opção para a ceia de Natal. Dando uma fugidinha do arroz com passas, arroz com brócolis e arroz com nozes. O melhor de tudo é que combina com todas as carnes.

Aguardem que essa semana tem mais posts de Natal!!



ARROZ COM BANANA NO AZEITE

3 xícaras (sopa) de arroz cozido
1 banana da terra
Azeite à gosto
Sal à gosto
Óleo vegetal à gosto

Mão à obra:

O arroz deve ser cozido da forma tradicional, pouco óleo e sal, al dente. A banana deve ser picada em cubinhos e fritadas em óleo vegetal quente, escorrer em papel toalha. Em uma panela ou frigideira funda aqueça o azeite. Junte as bananas e o arroz, mexa delicadamente por 1 min em fogo brando. Então desligue o fogo e abafe a panela com a tampa por 10 min. Isso permitirá que o sabor da banana se integre mais com o arroz. Acerte o sal mas pegue leve, o sabor que deve sobressair é o da banana e o azeite.

*Observação
O azeite é utilizado à gosto mas cuidado para não encharcar o arroz deixando-o oleoso.