quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Batata gratinada [Potato gratin]

É incrível como uma foto pode mexer com a nossa cabeça. Foi assim que esta batata me conquistou, encontrada na rede social de gastronomia Pip - Eu quero. A receita original é feita com a batata Russet a mais comum encontrada no EUA, mas como não tenho acesso a ele onde estou usei a inglesa mesmo. Mas só por ser cortada assim e regada a manteiga, deu água na boca.
Apesar de ser extremamente simples é fantástica ao meu ver por manter suavemente o sabor rústico da manteiga que curiosamente não é roubado pelo queijo parmesão. Ótimo sugestão para uma entrada leve ou mesmo para petisco. Eu usaria até mesmo antes de servir um churrasco, daria um ar sofisticado, saborosos e inesperado, saindo da rotina das maioneses de batata e mandiocas cozidas.

Experimente e tire suas próprias conclusões!




BATATA GRATINADA

Cinco batatas grandes
100g de parmesão
Quanto baste de sal
Quanto baste de manteiga

Mãos a obra:

Lave bem as batatas. Com auxilio de uma faca faça vários furos nelas com delicadeza para não rasgar muito a casca. coloque-as no microondas em potência alta por 7 minutos, virando-as de lado no meio do processo. Em seguida corte as batatas longitudinalmente dividindo ao meio. Faça cortes como o da foto, como se fosse desenhar um jogo da velha, costumamos fazer isso ao comer manga. Terá que manipular com cuidado pois elas tentem a querer desmontar. Assim que devidamente cortadas e dispostas em forma (não precisa untar), pincele manteiga exageradamente (não tenha dó, caso contrário o sabor da manteiga não aparecerá). Salpique sal e depois o queijo parmesão. Leve ao forno pré-aquecido a 200° para gratinar.

Observações:
Quando falo sobre a quantidade de manteiga é algo muito sério, fiz duas vezes seguidas, na primeira a manteiga desapareceu, na segunda vez quando não tive dó dessa maravilha (a manteiga) acertei a mão.
Outro detalhe é o sal, na primeira vez salpiquei sal com dó com medo do parmesão estar muito salgado, dei com os burros n´água. Se você utilizar um parmesão de média a ótima qualidade não deve colocar pouco sal, salpique com vontade, a batata absorve muito sal. Agora, vamos com calma, não é também pra fazer uma salmoura, você vai achar seu ponto certo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário