GELEIA DE MORANGO
1 bandeja tradicional de morangos maduros
2/3 xícara (chá) de açúcar cristal
Suco de meio limão
Mãos a obra
Pique grosseiramente os morangos em uma panela com o açúcar, deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos mexendo vez ou outra. Em seguida adicione o suco de limão, mexa e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Desligue o fogo e coloque a geleia ainda quente em recipiente limpo e esterilizado, tampe. Se o recipiente permitir vire-o de cabeça para baixo (tampado obviamente) para que o ar que ficou lá dentro receba o calor da geleia e reduza a carga microbiana. É seguro manter por uma semana na geladeira, mais que isso não há garantias.
*Observações
Dar preferência por panelas de fundo grosso, caso contrário há grande risco de queimar sua geleia.
Use realmente 2/3 de xícara de açúcar, a foto acima possui um pouco mais e acabei não a usando por completo.
O limão é de grande importância por ser o responsável pela ativação da pectina, esta promoverá a consistência de geleia, dizem os especialistas. Agora atenção, se seu limão tiver a quantidade de suco de uma laranja, tenha calma. Não haverá a necessidade de usar toda a sua metade, use o equivalente de 2-3 colheres (sopa) do suco.
Essa espuma que forma na superfície pode ser retirada no final do cozimento. Mas ela não me incomoda muito.
Atenção é uma geleia que fica com o paladar levemente ácido do limão (prefiro assim). Se você gosta de mais adocicado pode carregar a mão no açúcar. Você irá achar os eu ponto.
Vamos experimentar a próxima receita com vinagre balsâmico ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário