terça-feira, 16 de novembro de 2010

Barrinhas de limão [Lemon bars]

Já começo com pedidos de desculpas pela ausência prolongada da cozinha, mas foi por uma boa causa. Estive viajando para prestigiar o casório de meu cunhado no PR. Voltei bastante animada pois esses encontros de família inevitavelmente me remetem à comida e muitas luzinhas se acendem acima da minha cabeça. Essa e a próxima semana virão recheadas de receitas irresistíveis, não deixem de dar uma espiada. Mas hoje escreverei sobre um quitute bastante delicado e que estímula bastante nosso paladar, talvez pela combinação fantástica da acidez do limão com o açúcar. Nada de delongas, coisa prática e rápida. Só não supera o tempo do Bolo de chocolate na caneca, convenhamos. Essa receita chamada de Barras de Limão ou Lemon Bars provém de um site que já sigo há aproximadamente 1 ano e sempre foi competente em me deixar com água na boca. O Cinara's Place é especializado em receitas norte americanas e serviu para mim como referência e estímulo para criar o Cozinha em Laudas.




BARRINHAS DE LIMÃO


Biscoito:
225g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
½ xícara de açúcar
2 xícaras de farinha
1/8 de colher (chá) de sal

Creme de limão:
4 ovos grandes (em temperatura ambiente)
1 2/3 xícara de açúcar
1 colher (sopa) bem cheia de raspas de casca de limão-siciliano (3 a 4 limões)
2/3 xícara de suco de limão-siciliano espremido na hora
2/3 xícara de farinha de trigo
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Manteiga e açúcar para untar a forma

Mãos à obra:

Pré-aqueça o forno a 180° C e unte uma assadeira ou pirex.
Para a massa do iscoito, bater a manteiga e o açúcar na batedeira até formar um creme leve, usando a batedeira. Misture a farinha e o sal e com a batedeira na velocidade baixa, adicione ao creme de manteiga e bata só até misturar. Achatando a massa com as mãos, espalhe-a no fundo da assadeira untada, deixando uma borda de 1,5cm nas laterais. Leve à geladeira por uns 15 minutos. Asse de 10 a 15 minutos ou até ficar levemente dourada. Deixe esfriar. Não desligue o forno. Para o creme de limão-siciliano, bata os ovos, o açúcar, as raspas de limão, o suco de limão e a farinha de trigo até misturar tudo (pode ser feito à mão mesmo ou em qualquer máquina que consiga misturar tudo). Coloque sobre a base de biscoito e asse de 15 a 20 minutos, ou 5 minutos além do ponto em que o creme estiver firme. Deixe esfriar até a temperatura ambiente. Corte em quadrados pequenos e polvilhe com açúcar de confeiteiro.


*Observações
A receita original pede para bater a massa de biscoito em um batedor em forma de pá, como não tenho bati com as hélices normais de uma batedeira, talvez tenha sido isso que deixou a massa mais cremosa do que a descrita por Cinara. É um pouco pegajoso ao tentar deposita-la na forma para fazer a base, mas com calma se consegue. Sugiro povilhar as barrinhas com açúcar somente no momento que for servir, pois com o passar do tempo o açúcar vai ficando trasparente e não tem o mesmo visual (frescura mesmo). A assadeira pode ser de ferro ou vidro de aproximadamente 23cm X 33cm X 5cm, ou divida em duas formas menores, como preferir.

2 comentários:

  1. Sua barrinha ficou linda, Lorraine! Fico feliz que você tenha aprovado a receita... Muito obrigada pelos elogios e pelo carinho!
    E parabéns pelo blog repleto de receitas deliciosas! Vou colocar o link lá no Cinara's Place, OK?
    Beijos e uma ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada a você! é uma grande honra tê-la por aqui no Cozinha em Laudas. Não deixo nunca de seguir seu blog, sempre que posso estou testando as suas receitas. E obrigada também por ter adicionado meu link em seu blog, fiquei muito feliz.Grande abraço!

    ResponderExcluir