quarta-feira, 27 de abril de 2011

Risoto de macarrão

Semana passado falou-se muito na TV e Internet sobre o Risoto de Macarrão. Resolvi testar e acreditem, funciona mesmo. E além do mais, é rápido de fazer e tem uma consistência e sabor fantásticos.



RISOTO DE MACARRÃO

500 g de macarrão parafuso
1 cebola picadinha
70 g de manteiga
150 ml de vinho branco
1 tablete de caldo de galinha
1 L de água
100 g de queijo parmesão ralado
150 g de queijo cheddar
150 g de queijo prato ralado
100 g de bacon picado (opcional)
Sal à gosto

Mãos à obra:

Doure o bacon, reserve. Ferva a água com o tablete de caldo de galinha. Em uma outra panela (de preferência com a boca aberta não muito rasa e que caiba os 500 g de macarrão cozido  e sobra espaço para movimentá-lo) derreta a manteiga e refogue a cebola até ela começar a dourar. Junte o vinho e deixe reduzir por 2 min. Junte todo o macarrão e vá adicionando a água fervente aos poucos e mexendo delicadamente sem parar, até que fique al dente. Junte os queijos e o bacon, misture bem devagar. Acerte o sal. Deve ser consumido na hora, pois o queijo tende a endurecer em temperatura ambiente, daí você já viu né.

Serve 6 a 8 pessoas.
Tempo de preparo, 15 min.

*Observações:
Muito cuidado na hora de deixar o ponto do macarrão al dente, pois quando for adicionar os queijos, durante sua mistura o macarrão irá dar uma cozinhada adicional e passará do ponto, ficando muito mole e quebrando. Deeeeeus me livre de macarrão papa, é pecado. então da primeira vez você pode ficar meio inseguro, mas deixe um passo antes de al dente no momento de adicionar o queijo. Na segunda vez você pega o pulo do gato.

domingo, 17 de abril de 2011

O melhor bolo de chocolate do mundo [The best chocolate cake in the world]

Simplesmente sem explicação pra isso daqui. A massa fica leve e fofinha como um pão de ló e o glacê não fica adociacado evitando aquela sensação enjoativa das tortas doces. Experimente e depois me fale se não tenho razão!



BOLO DE CHOCOLATE

MASSA

225g de farinha de trigo
1colher (chá) de bicarbonato de sódio
50g de cacau em pó
125g de manteiga
250g de açúcar mascavo claro
3 ovos
250ml de leite
1 colher (sopa) de suco de limão

GLACÊ
175g de chocolate amargo
75g de chocolate ao leite
3 colheres (sopa) açúcar
300ml de creme azedo (creme de leite com gotas de limão)

Mãos à obra
Peneire a farinha, o bicarbonato e o cacau, reserve. Bata a manteiga e metade do açúcar mascavo até obter um creme macio. Acrescente aos poucos os ovos e o açúcar mascavo restante. Adicione o leite misturado com limão, despeje tudo na mistura de farinha e mexa bem. Unte  uma fôrma de bolo de 20 cm de diâmetro e forre o fundo com papel-manteiga. Distribua a massa nivelando a superfície. Asse em forno preaquecido a 180ºC por 30 min., até a massa crescer, ficar flexível ao toque e soltar das bordas, ou seja, fazendo o teste do garfo, se sair seco está no ponto. Deixe esfriar por 10 min. e desenforme para acabar de esfriar.
Para fazer o glacê, derreta junto os chocolates amargo e ao leite em banho-maria. Retire do fogo e acrescente o açúcar e o creme azedo. Abra o bolo ao meio horizontalmente para obter 2 camadas. Ponha uma delas em uma travessa e aplique em cima 1/2 do glacê. Coloque outra camada de bolo e finalize com o resto do glacê.

Observações:
Faça duas receitas de massa, asse cada uma em uma forma de mesmo tamanho, dessa forma você obterá um bolo de 4 camadas, foi assim que fiz pela segunda vez a receita. Você irá perceber que é muito glacê pra uma receita só de massa, é o suficiente pra duas receitas de bolo. Fica mais bonito e dá mais água na boca ainda. Vou ficar devendo a foto do bolo de 4 camadas. 
Para abrir o bolo utilize linha ou fio dental, não e bom utilizar faca pois irá deixar desnivelado.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cappuccino 3 Corações

A marca 3 Corações lança nova embalagem de cappuccino, agora em formato de coração. Ficou mais atrante ainda, não resisto a uma xícara fumegante desse pozinho. Mas também não é nada mau um frapê de cappuccino, geladissimo. Confira!

domingo, 3 de abril de 2011

Chá mate gelado [Mate tea ice]

Não existe mais refrescante!

CHÁ MATE GELADO
200 ml de chá mate 1 colher (sopa) rasa de suco de limão em pó Adoçante ou açúcar à gosto 3 cubos grandes de gelo Mãos à obra Bata tudo no liquidificador, só pra quebrar o gelo, 30 seg é o suficiente.

Macarrão Carbonara [Carbonara]

Um prato romano que é um opção para aqueles que gostam de bacon, macarrãocarbonara. A pasta a ser usada varia de fusili, penne a espaguete. Os dois primeiros são as melhores opções. Mas hoje escolhi o fusili.


MACARRÃO CARBONARA


2 xícaras (chá) de macarrão fusili
2 ovos 100 g de creme de leite (Sem soro)
1/2 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino à gosto
Majericão à gosto (opcional)

Mãos à obra

Cozinhe o macarrão al dente, reserve. Frite o bacon, reserve. Misture bem os ovos, creme de leite, e sal. Em uma panela junte esta mistura com o macarrão e o leite, mexa por 1 mim. Coloque o preparo em um prato jogue em cima o bacon e o manejericão.