domingo, 21 de novembro de 2010

Connserva de Batata

Nada melhor do que algo azedinho para servir de acompanhamento à uma cerveja gelada ou a bebida que preferir. Eu particulamente adoro uma conserva, podendo ser de qualquer tipo, nunca faltam em minha geladeira. Tenho o hábito de praparar o pepino e a batata, mas existe dezenas de tipos de conserva, que por sinal costumam ser bem caras nas prateleiras dos supermercados. Então trago hoje pra vocês uma conserva de batatinhas. Não tenha preguiça, ela exige alguns cuidados para que se evite a contaminação mas não é nada de outro mundo. O vidro bem lavado com sabão e depois esterelizado junto com os componentes sal (bactericida - mata as bactérias) e alho (bacteriostático - impede o desenvolvimento de bactérias) irão melhorar na qualidade e durabilidade de sua conserva.



CONSERVA DE BATATAS



Batatas pequenas
Vinagre de álcool
Água
Alho
Sal
Sementes de mostarda
Pimenta do reino ou outra de preferência


Mãos à obra:
A quantidade de ingredientes vai variar com o tamanho do vidro que vocês irá utilizar. O vidro dessa foto tem capacidade para 1,25 L. O pote deve ser de material mais resistente e nada daqueles vidros muito fininhos pois irá passar por altas temperaturas e pode não resistir. Em primeira mão ferva água suficiente para encher seu pote de vidro e tampe, ou também se tiver uma panela grande o suficiente para caber todo o pote e a tampa abertos (pode ser colocado deitado na panela) esterilize-o dessa forma colocando-o em água fervente. Deixe por pelo menos 30 min em contato com a água fervente. Descasque as batatas e leve à outra água fervente com sal por 10 min, nada mais que isso (só adicione as batatas quando a água já estiver fervendo, a batata deve ficar ao dente). Agora é hora de montar a conserva. Descarte toda a água fervente, vá depositando aos poucos e com cuidado as batatas no vidro (esterelizado em vazio), fazendo uma camada de batatas, sal, pimenta de preferência, mostarda em grãos, alho descascado e cortado ao meio. No final encha o pote com metade de água fervente e metade de vinagre. Tampe e deixe descansar sem abrir por pelo menos 10 dias.


*Observações:
Para esse pote de 1,25 L eu utilizei 1 colher (sopa) cheia de mostarda em grão e 3 colheres (sopa) de sal. Quanto a pimenta, é à gosto mas se for utilizar a pimenta natural vá com calma pois pode deixar muito picante, pimenta malagueta uso 4, dedo-de-moça 3, pimenta bode 4, pimenta-do-reino 1 colher (sopa) rasa, pimenta cumari 6 e pimenta calabresa 1 colher (chá) rasa. Lembre-se que a conserva deve ter sabor ácido proeminente, não é para a pimenta suplantar isso, aliás não é conserva de pimenta (posso estar ensinando aqui em outro momento, tenho coleção delas). O alho utilizei amassado sem sal, pois foi o que eu tinha no momento (por isso está com a aparência meio esbranquiçada na foto), o ideal é utlizar o alho em pedaços, nesse caso utilizaria 8 dentes de alho ( se não for muito fã do mesmo utilize menos). Quanto ao vinagre, use o de álcool mesmo pois os de maçã e limão não caem bem. Pode-se utilizar a folha-de-louro também, nesse caso umas 5 é o suficiente. Relembrando que o vidro deve ser bem limpo e esterilizado para evitar o botulismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário