quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Molho de tomate [Tomatoes Sauce]

Uma boa refeição exige uma sequência meticulosa da utilização dos sentidos. Tudo começa pelo cheiro e segue pelo contato visual, textura e paladar. Nada melhor do que uma boa massa pra testar tudo isso. Mas para tanto, ela deve vir acompanhada de um molho suculento e aromatizado. A receita de hoje é um molho de tomate simples e rápido de fazer. Esse molho é fruto de minha busca incessante pelo molho ao sugo, acabou saindo esse molho diferente e fabuloso.



MOLHO DE TOMATE
5 unidades de tomate sem casca
1 cebola média
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de manjericão
1 colher (chá) de orégano
1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1/2 xícara (chá) de suco de tomate
1/2 xícara (chá) de água
Sal à gosto
Pimenta-do-reino à gosto

Mãos à obra:

Em uma panela aqueça o azeite por 2 min. e junte a cebola picadinha e o alho amassado ou em pedaços bem pequenos, refogue por 1 min. Junte o suco de tomate e deixe cozinhando por 3 min. Próximo passo é adicionar o tomate picado, orégano e a água, deixe cozinhando por 10 min. em fogo médio e com a panela tampada. Acerte o sal e a pimenta. Mexa de vez enquando para não grudar no fundo. Por fim, junte as folhas de manjericão. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por mais 2 min.

Serve 4 pessoas.

*Observações:
Não corte as folhas de manjericão, rasgue-as. Utilize a pimenta-do-reino moída na hora. No caso remoto de não ter suco de tomate às mãos, use o molho de tomate pronto tradicional ou bata no liquidificador um tomate grande bem maduro e cozido.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Mousse de Chocolate [Chocolate Mousse]

Um belo mousse de chocolate não poderia faltar no acervo do cozinha em Laudas. Uma opção simples e de fácil aceitação para sobremesas ou somente para beliscar durante o dia. Com o sabor incontestável do chocolate e a textura aerada é difícil resistir à uma delícia dessas. Utilizei como sobremesa do Natal e tem grandes chances de estar presente na ceia de virada de ano, o público aqui em casa clama por isso.







MOUSSE DE CHOCOLATE

200g de chocolate meio amargo em barra
4 ovos
2 colheres(sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de conhaque
1 colher (chá) de café solúvel

Mãos à obra:
Corte a barra de chocolate em cubos, derrêta-os em banho-maria. Durante o processo de derretimento devem ser adicionados o café, o conhaque e a manteiga. Mexa até obter um a mistura homogênea. Tire do banho-maria. Separe a clara da gema e reserve as claras. Em um recipiente separado bata as gemas com o açúcar por 1 min. Junte-os ao chocolate e bata vigorosamente por 2 min. Agora bata as claras em separado até obter o ponto em neve. Incorpore as claras em neve à mistura de chocolate delicadamente com movimentos de baixo para cima até obter uma mistura por igual. Coloque o mousse em uma travessa única ou em tigelinhas individuais, fica à critério.

*Observações:
Eu utilizo geralmente 2 barras de chocolate, uma ao leite e outra meio amargo para quebrar o sabor forte do segundo. Nesse caso eu dobro a receita.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Vídeo da semana - Video of the week [Lançamento]

À partir de hoje o Cozinha em Laudas irá publicar toda segunda-feira um vídeo com alguma receita ou dica sobre o mundo da gastronomia. O material de publicação é fruto das minhas pesquisas no maior acervo de informações do mundo que é a internet. Hoje o lançamento se dá com um Chef que eu adoro, Jamie Oliver. Gosto do jeito descomplicado com que ele trata o ato de cozinhar. É um dos maiores incentivadores para que as pessoas reduzam o consumo de comidas congeladas e industrializadas e retornem para a cozinha. Trago uma dica de como preparar alho para utilizá-lo em qualquer receita. Boa semana para todos!

domingo, 26 de dezembro de 2010

sábado, 25 de dezembro de 2010

Mesas de Reveillon [New Year's Eve tables]

Esses dias tem sido uma correria sem tamanho, mas não poderia de dar uma passadinha por aqui e deixar algumas dicas de mesas e detalhes para a festa de reveillon. Feliz Ano Novo à todos!




















sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Frutas grelhadas [Grilled fruit]

Dica interesantíssima para a ceia de natal. Vou utilizar hoje em casa frutas grelhadas no azeite e manteiga. Carambola, manga, nectarina, pêssego, tudo in natura. Use o azeite de oliva e a manteiga à gosto. Fiz um teste ontem e ficam fantásticas. Cortadas em rodelas e tirinhas mais grossas, se for muito finas desmancham. Vou ficar devendo a foto. Bom apetite e Feliz natal à todos!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Guirlandas [Garlands]

Hoje deixo com vocês inspirações para guirlandas. Lindas, dá vontade de ter todas em nossa porta.

















terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Decoração de Natal - Christmas decoration [Parte I]

Aaah, não posso negar que o espírito de natal está me contaminando. Estou envolvida este ano no projeto da ceia natalina de minha família, coordenando assim o cardápio das delicias calóricas. Mas tudo isso tem que ter um plano de fundo adequado e tematizado. Tenho feito pesquisas na internet para obter uma idéia das tendências da decoração natalina. Aqui vão algumas dicas que devem servir de inspiração para se construir um cenário natalino em sua casa.
A saia da árvore e as meias de natal estão disponíveis no site da Potterybarn.

















Batatas Chilli [Chilli Potatoes]

Final de ano e casa cheia geralmente soa como sinônimos. E consequentemente surge a necessidade de inventar-se vários tipos de aperitivos para entreter os tão aguardados visitantes (alguns nem tão aguardados assim, mas bem, deixemos para lá). Na noite de ontem houve mais uma reunião de família e a comilança reinou mais uma vez. Há algum tempo eu estava querendo experimentar essa receita que encontrei no site de Edu Guedes e apesar de não o ter visto prepando resolvi arriscar. Ainda mais por ser bastante simples e rápido. Então hoje temos Batatas Chilli, que trago com algumas modificações.


BATATAS CHILLI


PARAS AS BATATAS
10 batatas grandes
500 g de crane moída de primeira
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de manteiga
PARA O MOLHO DE CARNE
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada
6 dentes de alho amassados
½ xícara (chá) de molho de tomate
1 colher (sobremesa) de molho de pimenta
Sal à gosto
300 g de queijo mussarela ralado

Mãos à obra:

Cortes as batatas em rodelas grandes, 0,5 cm de espessura. Aqueça o azeite, a manteiga e refogue as rodelas de batata até que estejam douradas. Coloque-as em um refratário sem o azeite e a manteiga. Reserve. Em uma outra panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até que estejam dourados. Acrescente a carne e deixe-a refogar por 15 minutos no fogo médio ou até que esteja cozida e sem água. Despeje o molho de tomate, o molho de pimenta, o sal e deixe apurar por mais 10 min. Coloque uma porção dessa carne refogada sobre cada rodela de batata e salpique o queijo ralado por cima. Leve para assar no forno médio (180 ºC) preaquecido por 10 minutos ou até que o queijo derreta. Sirva quente.

*Observações:
Eu não tinha no momento o molho de pimenta vermelho (que pode ser de sua preferência) e o queijo chedder. Então moí grãos de pimenta-do-reino e uma pimenta ardida que tinha no canteiro de minha casa e adicionei 1 colher (sopa) de ketchup e preparei meu próprio molho. O original é bastante apimentado. Já no caso do queijo utilizei o mussarela mesmo. Claro que deve ficar mais leve do que usar o chedder, mas creio que este último daria um sabor todo especial, por ser um queijo de sabor mais marcante. Não tardarei em utilizá-lo. Depois passo aqui e conto pra vocês. Já na hora de dourar as rodelas de batatas vocês irão perceber que a gordura começará a ficar escura, quase queimada, normal claro. Mas não há necessidade de trocá-la. Dá para utilizar o mesmo azeite e manteiga até o final do processo. Mas caso vão diminuindo muito em quantidade, impossibilitando de dourar as batatas, adicione mais um pouco, não faz mal.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Tender cozido com frutas [Tender baked fruit]



Já posso até escutar o badalar dos sinos das renas do Papai Noel! É mais um natal que se aproxima proporcionando as famosas confraternizações familiares. As tias que querem falar uma mais alto que a outra, a criançada correndo de um lado para outro, luzinhas que piscam incansavelmente, algumas folhagens com fitas vermelhas amarradas nas pontas, embrulhos coloridos. Aliado à esse cenário não poderia faltar a boa comida e bebida. Eu nunca fui muito de comer em ceias de natal, sempre achei as comidas típicas dessa época muito secas e nada suculentas. O perú seco sempre estava lá presente, a farofa e o arroz branco com no máximo umas uvas passas, tenho problemas com isso. Para o meu gosto o que sempre salvava era o tender, muito saboroso e agridoce, esse sim estimulava o meu paladar. Mas em minha última ceia natalina houve uma revolução na cozinha que irei contar aos poucos durante a semana. Na verdade será uma confidência misturada à sugestões de cardápio para esse dia tão aguardado do ano. Hoje quero dividir com vocês um tender cozido com frutas. Santo Deus, mas o tender não é assado ou assado e depois cozido e vire-versa? Nada disso, somente cozido fica extremamente suculento e com uma textura incrível. A vontade que temos é de querer comer esse prato durante todo o ano de tão delicioso que é. Essa é uma receita de Edu Guedes mostrada em dezembro de 2009, logo me chamou a atenção. A foto tirada no último natal não está com foco no tender mas da minha mesa em uma visão geral, por isso vou ficar devendo uma foto mais decente dessa maravilha, pois iremos comer ele novamente esse ano. E o post de hoje gostaria de dedicar à minha prima Mellina Dulizia que veio até a mim à procura de pratos de natal. Grande abraço prima, pra você e toda sua linda família!





TENDER COZIDO COM FRUTAS

½ xícara (chá) de azeite de oliva
1 cebola ralada
1 tender bolinha
Suco de 2 laranjas
2 folhas de louro
10 cravos da índia
½ xícara (chá) vinho branco
1 lata de abacaxi em calda
4 figos em calda
2 xícaras (chá) ameixa em calda
1 lata de pêssegos em calda
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Mãos à obra:

Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola. Coloque o tender na panela e doure levemente dos dois lados. Corte o tender como um leque da forma como está na foto acima, como fatias mas não até o final para que ele fique preso na base. Junte o suco de laranja e o caldo das frutas. Acrescente as folhas de louro, o cravo e o vinho branco. Acomode as frutas em calda na panela. Regue o tender de tempo em tempo com a mistura e deixe cozinhar até que fique macio e dourado.


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Arroz com macarrãozinho

Ou melhor dizendo, aletria, é uma guarnição árabe que aprendi com minha avó libanesa e me especializei com minha mãe. É um dos pratos mais aguardados aqui em casa pelos parentes e agregados. Sem dúvida alguma é de um sabor sem comparação. A frase "não precisa de outra coisa, é um arroz pra se comer puro" sempre sai da boca daqueles que provam aletria pela primeira e pela décima vez. O modo de preparo pode ter alguma modificação comparado às outras receitas de internet, mas é o arroz preparado ao modo particular dos Daher. Abro a partir de hoje o baú de delícias árabes das minhas raízes, a próxima receita é o charuto. Mais uma vez, sejam todos bem vindos inclusive os meus seguidores.

ALETRIA

1 Copo (americano) de arroz
3 bolas de macarrãozinho cabelo de anjo
1 cebola grande
4 dentes de alho
2 colheres (sopa) de manteiga
1 tablete de caldo de galinha
3 pimentas de cheiro, verdes
Sal à gosto

Mãos à obra:

Em uma panela ferva água junto com o tablete de caldo de galinha. Adicione a manteiga em uma outra panela de tamannho suficiente para cozihar essa quantidade de arroz e em fogo médio espere derreter para então juntar a cebola picada em pedaços bem pequenos. Quando a cebola já estiver transparente junte o macarrãozinho. As bolas de macarrãozinho devem ser esmagadas em uma única mão para ir à panela. A partir desse momento misture sem parar até que o macarão fique bastante dourado quase a ponto de queimar, literalmente. Quando estiver quase lá adicione o alho amassado e misture sempre. Macarrão dourado, junte então o arroz e refogue por 1 min. Adicione as pimentas de cheiro e a água que estava fervendo até cobrir 2 dedos acima da superfície do arroz. Acerte o sal. Tampe e deixe cozinhar em tempo igual ao do arroz tradicional, aproximadamente 20 min.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pudim de Leite Condensado [DICA]

Esse fim de semana passei correndo no supermercado e meu noivo comprou uma sobremesa da Kibom para experimentarmos. Não tivemos nenhum arrependimento quanto à isso. O Pudim de Leite Condensado da linha Receitas Caseiras é realmente saboroso. Tem uma textura leve e não é demasiadamene doce, mesmo possuindo uma sutil calda de caramelo por cima. Deixo uma ótima dica para quem precisa de uma sobremesa rápida. Boa semana à todos!

Batatas Assadas [Baked Potatoes]

Vocês já devem ter escutado "Batata é bom de qualquer jeito!". Eu concordo, adoooro batata, só não desce crua mas de resto é muito bem vinda em qualquer forma de preparo. Pra mim chega até a substituir a carne em determinados momentos. Com essa correria do dia-a-dia a forma mais fácil de se preparar uma batata suculenta que não seja frita é a souté (estarei postando em breve). Mas as duas formas anteriores são bem gordurosas e o colesterol é quem o diga, devemos fugir o máximo dele. Eu troco qualquer uma pelo modo assado que é um jeitinho light e saboroso de degustá-la.


BATATAS ASSADAS

6 batatinhas pequenas
1 limão grande
2 dentes de alho grandes amassados
Azeite de oliva à gosto
Sal à gosto
Pimenta-do-reino à gosto
Orégano à gosto

Mãos à obra:

Descasque as batatas e coloque-as em água fervente por 10 min. Escorra a água em coloque as batatas em um refratário ou qualquer recipiente que vá ao forno. Misture em uma vasilha pequena o caldo do limão, o alho, sal e pimenta-do-reino e regue as batatas com o mesmo. Adicione azeite e por último orágano. Pré aqueça o forno por 15 min. Leve ao forno e asse até dourar.
*Observações:
Se seu refratário que irá ao forno for muito grande para essa quantidade de batata, vocês podem fazer uma cestinha com papel alumínio para manter as batatas e o molho unidos. Se não tiver as batatinhas pequenas pode utilizar as grande mesmo, basta cortá-las em 4 pedaços.

Peixe à Escabeche

Ufa, até que enfim voltei! O bom filho sempre retorna à casa, no caso, à cozinha. Já estou de férias então as panela provavelmente irão me ver com mais frequência e consequentemente vocês irão ter mais postagens suculentas. E hoje para comemorar os dias de ócio trago um Filé de peixe ao molho escabeche. Minha avó linda que é baiana faz esse prato como ninguém, mas o de minha mãe também não deixa nada a desejar. O peixe utilizado foi filé de pescada amarela, mas outros peixes também poderiam ser usados, como o filhote. Contanto que seja uma carne mais firme e em postas.




PEIXE À ESCABECHE

1kg de filé de peixe de pescada amarela
400 g de camarão descascado fresco
2 tomates maduros
1 cebola
2 limões grandes
4 pimentas de cheiro
1 colher (sopa) de azeite de dendê
1 colher (sopa) de azeite de oliva
150 ml de leite de côco
200 ml de molho de tomate tradicional (prefiro o pomarola)
6 dentes de alho
Pimenta-do-reino à gosto
Sal à gosto
Farinha de trigo para empanar os filés
Óleo para fritar

Mãos à obra:

Tempere o peixe com o caldo dos 2 limões, pimenta-do-reino e sal à gosto e deixe descansar por 30 min. Pique a cebola e o tomate em cubinhos bem pequenos. Em uma panela junte o azeite de oliva, a cebola e o alho amassado, deixe reforgar até a cebola começar a ficar transparente, em fogo alto. Adicione o tomate, as pimentas de cheiro, o azeite de dendê, o leite de côco, o molho de tomate, pimenta-do-reino e sal à gosto. Adicione também 1/2 xícara de água e deixe ferver até engrossar o molho, em fogo médio. Em seguida junte o camarão, tampe e deixe cozinhar por mais 10 min. Desligue o fogo e reserve. Passe o filé de peixe de um lado e de outro na farinha de trigo e deposite em uma panela com 4 dedos de óleo quente, faça isso com todos os filés e coloque-os sobre o papel toalha para absorver o excesso de gordura. Transporte todos esses filés empanados e fritos para um recipiente que tenha a boca aberta e jogue cuidadosamente o molho por cima e sirva.


domingo, 5 de dezembro de 2010

Brief Pause

Caros leitores, venho justificar essa breve pausa do blog. Fiquei sem conexão nos últimos 2 dias e minha ausência se aplica a isso. Mas não desanimem pois está vindo muita coisa boa por aí. Os próximos posts serão: carneiro ao molho de hortelã, ameixas (doce de bolinhas de queijo em calda), purê de banana, sem falar nas receitas de Natal! Essa semana entro na tão esperada férias e vou ter bastante tempo para alimentar o Cozinha em Laudas com muitas coisas deliciosas. Sem mais, deixo meu grande abraço em todos.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Fêmea da Espécie Humana

A todo segundo recebemos um número aterrorizante de e-mails, mais lixo do que informação relevante. Mas vez ou outra algo consegue prender minha atenção. Então hoje ao abrir minha caixa me deparei com este texto que fala sobre a natureza feminina. Aquela que a história tentou oprimir mas fracassou. Talvez em outro momento não daria muita bola, mas hoje em especial deu vontade de dividí-lo com vocês. O remetente afirma que é autoria de Luís Fernando Veríssimo, mas as fontes de e-mails são geralmente falhas. De qualquer forma não desmerece a importância da mensagem. Para ilustrar o texto deixo com vocês uma obra de Pablo Picasso, "A corrida", e um vídeo com música composta por John Lennon e Yoko Ono, interpretada pelo próprio John. Todas essas obras têm idéias correlatas.

"A corrida", Pablo Picasso


O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está a fêmea da espécie humana. Tenho apenas um exemplar em casa,que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém. Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha 'Salvem as Mulheres!Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da feminilidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:

Habitat
Mulher não pode ser mantida em cativeiro. Se for engaiolada, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que as prenda e as que se submetem à jaula perdem o seu DNA. Você jamais terá a posse de uma mulher, o que vai prendê-la a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente.

Alimentação correta
Ninguém vive de vento. Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um 'eu te amo’ no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não a deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial.

Flores
Também fazem parte de seu cardápio: mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade.

Respeite a natureza
Você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia, discutir a relação? Se quiser viver com uma mulher, prepare-se para isso.

Não tolha a sua vaidade
É da mulher hidratar as mechas, pintar as unhas, passar batom, gastar o dia inteiro no salão de beleza, colecionar brincos, comprar muitos sapatos, ficar horas escolhendo roupas no shopping. Entenda tudo isso e apoie.

Cérebro feminino não é um mito
Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente o aposentaram!). Então, aguente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração. Se você se cansou de colecionar bibelôs, tente se relacionar com uma mulher. Algumas vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja dessas, aprenda com elas e cresça. E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com os homens, a inteligência não funciona como repelente para as mulheres.

Não faça sombra sobre ela
Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda. Aceite, mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar. O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo.

É, meu amigo, se você acha que mulher é caro demais, vire gay. Só tem mulher quem pode!

(Luiz Fernando Veríssimo)


Tradução