domingo, 20 de fevereiro de 2011

Bife de panela recheado [Stuffed steak in pressure cooker]

Essa época de chuva e tempo agradável na minha região (NO acreditem) só dá vontade de comer comida caseira bem quentinha e temperada. Quem representação melhor de tudo isso do que uma carne de panela? Claro tem muitas outras mas essa não deixa passar vergonha. Hoje fiz um bife de panela enrolado recheado com macaxeira (mandioca) e batatas acompanhando o molho. Bom final de domingo a todos!


BIFE DE PANELA RECHEADO


500g de bife (gosto de coxão mole)
4 dentes de alho
1 tomate médio
1 cebola média
2 pimentas de cheiro
1 raiz de mandioca
4 batatas pequenas
2 colhes (sopa) de óleo
2 colheres (sobremesa) de manteiga
Palito de dente ou barbante
Cheiro-verde ou salsinha à gosto
1 colher (sopa) de azeitonas verdes picadas (8 azeitonas)
Sal e pimenta-do-reino à gosto

Mãos à obra:

Use o alho amassado com o sal, pimenta-do-reino e 1 colher de manteiga para temperar os bifes, deixe descansar pelo menos 1h. Cozinhe a mandioca ao dente com 1 colher de manteiga e sal, reserve. Cozinhe as batatas ao dente com água e sal, reserve. Coloque um bife sobre uma superfície limpa, no seu centro coloque uma tira de mandioca e um pouco de azeitona, enrole. Prenda com palitos ou barbante. Faça isso com todos. Aqueça o óleo na panela de pressão e frite de um lado e de outro, se começar a grudar vá pingando água para soltar. Quando estiver dourado cubra a carne com água e coloque-a na pressão. Uns 20-30 min são o suficientes. Retire a pressão da panela com cuidado e vai perceber que ficou uns 2 dedos de água ainda, nessa condição junto todos os outros ingredientes incluindo a batata e um possível pedaço de mandioca que tenha sobrado, misture tudo e deixe o caldo reduzir.

Serve 4 pessoas.

A 1ª foto em que utilizei palitos foi tirada hoje e esta última com barbante há 2 anos atrás. A versão antiga eu itlizava queijo e presunto além da azeitona, não fica nada mal.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Danoninho caseiro - [Strawberry cream]

Essa semana recebi um e-mail da minha amiga Julia Begali contendo uma receita do famoso iogurte das crianças, o Danoninho. Obviamente é uma receita caseira e não a original. Mas resolvi testar, e não é que parece mesmo! Experimentem e depois me contem o que acham. Ah, obrigadão Juh pela receita, grande abraço!




DANONINHO CASEIRO


1 caixinha de leite condensado (395 ml)
2 caixinhas de creme de leite (400 ml)
1 copo de iogurte natural (180 g)
1 pacote de suco Tang de morango

Mãos à obra:

Misture tudo e bata no liquidificador até obter um creme homogêneo, 2 min é o suficiente. Coloque em vasilhas individuais e tampem com insufilme ou tampa própria. Leve a geladeira.

Rende 10 porções pequenas.

*Observações:
Eu achei que ficou um pouquinho doce, devido a isso sugiro que utilizem somente 2/3 do leite condensado.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Arroz de cenoura [Carrot rice]

Que a fome é o melhor tempero ninguém tem dúvida. E por isso mesmo hoje lancei mão dessa especiaria maravilhosa para cozinhar um arroz que deu muito certo. Comprove abaixo.





ARROZ DE CENOURA

1 xícara de arroz
1 cenoura média
1/2 pimentão amarelo
1 pimenta-de-cheiro
1 colher (sobremesa) de manjericão
1 colher (sopa) de óleo
2 xícara de água

Mãos à obra:

Rale a cenoura em um ralador médio e coloque em uma panela com o óleo aquecido, refogue por 2 min. Junte o sache Meu Arroz Knorr e refogue por mais 1 min. Adicione a pimenta-de-cheiro, e o pimentão, ambos picados em pedaços grandes e desiguais. Refogue por mais 2 min. Junte a água e cozinhe como arroz normal, fogo baixo e depois médio quando a água começar a secar. Quando já estiver cozido junte o manjericão picado e misture cuidadosamente com o auxilio de um garfo.


Comentários sobre essa nova ferramenta prática na cozinha brasileira não poderiam deixar de ser feitos. Há alguns dias a Knorr lançou o tempero Meu Arroz, eu usei e aprovei. Mas a realidade é que sua única vantagem é a praticidade. Ele é muito bem substituído bom cebola batida no liquidificador com glutamato monossódico e sal, você vai ter um produto mais natural. Mas se não tem tempo pra isso, que venham os sachês mágicos.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Omelete mexicano [Mexican omelet]

Pra não deixar passar em branco esse início de semana vou disponibilizar um Omelete Mexicano. É uma versão de omelete mais suculenta e picante do que a receita tradicional.



OMELETE MEXICANO



2 ovos grandes
1/2 tomate médio maduro
1/2 cebola média
Sal e pimenta-do-reino à gosto
1/2 pimenta dedo-de-moça
1 colher (sobremesa) de azeite

Mãos à obra:

Retire a casca e a semente do tomate. Pique todos os ingredientes separadamente e reserve. Em um refratário junte os ovos o sal e a pimenta-do-reino, bata à mão, reserve. Em uma frigideira ANTIADERENTE adicione o óleo e deixe aquecer por 1min, junte a cebola até começar ficar transparente, daí junte mais o tomate e a pimenta vermelha, refogue por 2 min. Despeje a mistura dos ovos delicadamente de forma a ocupar todo o fundo da frigideira (obviamente a mesma deve ter o tamanho que você deseja que seu omelete seja, gosto do tamanho de panquecas tradicionais), não mexa mais e mantenha o fogo alto. Vá fazendo furos no omelete com o garfo para que a parte crua do centro deça para o funda. Em aproximadamente 5 minutos estará pronto. Transfira cuidadosamente para um prato ou travessa, uma espátula pode ajudar.

Seve 1 pessoa.

*Observações:
A pimenta vermelha e sua quantidade fica ao seu critério. Salpicar um pouco de salsa quando ainda estiver no fogo não é nada mau. Utilizei fatias de pão integral grelhadas na frigideira com um pouco de manteiga para acompanhar.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cebolas douradas com frango [Golden onions with chicken]

Não, o título no post não está errado, são realmente cebolas douradas com frango e não o contrário. A estrela dessa preparação são as cebolas. Adoro! Bem, minhas aulas se iniciaram e estou em fase de colocar tudo no lugar pra retomar a rotina e passo hoje por aqui pra deixar uma dica bastante interessante que pode ajudar em muitos outros pratos além desse. Como conseguir legumes e carnes douradas? Só de imaginar a cena dá água na boca não é mesmo. Mas não fique com água na boca, corra já pra cozinha e mate a vontade. A foto abaixo ilustra um almoço meu certa vez, composto de salada verde ao molho de iorgute, cebolas douradas com frango e batata sauté (existem várias formas diferentes de fazer). Bonito não é mesmo, e isso não foi um banquete para convidados, almocei sozinha esse dia. Hoje só abordarei as cebolas e deixarei os outros elementos para um próximo momento.



CEBOLAS DOURADAS COM FRANGO

200g de filé de frango
1 dente de alho
1 cebola grande
Sal e pimenta-do-reino à gosto
2 colheres (sopa) cheias de óleo ou azeite
1 colher (café) de açúcar

Mãos à obra:


Corte a cebola em rodelas, reserve. Pique o filé de frango em tirinhas ou cubos não muito pequenos (1,5 cm), tempere com alho batido, sal e pimenta-do-reino, reserve. Em uma frigideira aqueça somente uma colher de óleo ou azeite, junte o filé e deixe-os selados. Retire já dourados e os reserve na travessa que irá servir. Adicione na mesma frigideira a outra colher de óleo e aqueça. Deposite em um único lugar da panela o açúcar, cuidadosamente. Não mexa. Quando o açúcar já estiver dourado (quase queimando), junte as rodelas de cebola. O ponto é quando ficar com a cara acima, aspecto trasparente e dourado.

*Observações
Cuidado com a quantidade de açúcar para não deixar adocicado o prato, essa não é a intenção. Esse procedimento pode ser feito para dourar qualquer coisa de uma forma mais rápida e eficiente. O que se altera é somente a quantidade de açúcar a medida que aumenta a quantidade de ingrediente a ser dourado. Uso muito para preparar a galinhada (truque velho aprendido com minhas tias e minhas mãe que são da região de Goiás e Minas).