quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Rabanada [Gust]

Não é natal, mas pra rabanada não tem hora. Eu costumo fazer a receita tradicional, mas aprendi com minha sogra um modo diferente de prepará-la, bem saborosa e menos calórica.


RABANADA


4 pães franceses adormecidos
2 xícaras (chá) de leite
4 colheres (sopa) de leite condensado
2 ovos
Manteiga para untar a frigideira
Açúcar e canela para salpicar (opcional)

Mãos à obra:

Corte os pães em rodelas com aproximadamente 0,5cm de espessura. Misture bem os ovos, leite e leite condensado em um recipiente mais fundo. Mergulhe as fatias nesse molho e retire assim que sentir que as fatias não estão mais duras. Escorra o excesso do leite apertando levemente. Deposite as fatias umidecidas em um frigideira untada com manteiga e aquecida. Doure de um lado e de outro. Unte a frigideira sempre que adicionar novas rodelas. Reserve as rodelas e salpique açúcar e canela à gosto.

*Observações:
Não substitua a manteiga por margarina, pois o sabor da primeira é importante no resultado final. Faça isso somente se for realmente necessário. Uso uma proporção de 2 colheres (sopa) de açúcar para uma colher (chá) rasa de canela para salpicar sobre a rabanada.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cozinhas Modernas [Modern kitchens]

Uma reforma em casa deixa qualquer um animado. Tudo bem que tem a bagunça e algum trabalho, mas para aqueles que gostam da arte de renovar um ambiente é algo bem estimulante. Estou passando por esse processo exatamente agora, o que tem me levado a pesquisar estilos e critérios para a construção de um espaço agradável em casa. Quero dividir com vocês em especial o material de imagens das cozinhas, minha parte preferida da casa. Vamos ficar de olho nas tendências!


Existe gosto pra tudo, inclusive para cozinhas. Elas vêm seguindo o mesmo perfil da moda têxtil na atualidade, não possuindo muitas regras além das clássicas,mas sim um mix de vários estilos e épocas distintas, gerando inúmeras possibilidades. O grande fator decisivo para escolha da decoração de um ambiente será a personalidade, que por sua vez irá ditar as características, podendo estas serem extritamente modernas, ou aquelas modernas com aspectos rústicos e/ou com ar de retrô. Baseado nesses seguimentos alguns elementos podem se misturar e o céu é o limite. Mas cuidados devem ser tomados pois com todas essas opções fica mais fácil de acabar cometendo algum erro. Então o bom senso deve estar presente sempre. Além da personalidade da pessoa, irá influenciar quesitos como praticidade, beleza e custo, estes devem casar perfeitamente afim de produzir um efeito próximo do ideal.

Os materiais de cozinha mais utilizados são o MDF (Medium Density Fiberboard), o aço inoxidável e o granito. As madeiras puras já perderam espaço devido a conscientização quanto à baixa disponibilidade de matéria-prima e a idéia de sustentabilidade. O MDF é um substituto aceito 100% no seguimento de móveis pois representa menor custo comparado à madeira pura, maior praticidade na rotina por serem leves e de fácil limpeza e pela diversidade do que pode ser montado com suas pranchas em termos de diversidade de cor e modelos. Já o inox continua em alta sendo há anos bem aceito por sua durabilidade, higiene e beleza. Dá um ar de cozinha industrial, algo mais profissional. Para uma leitura mais detalhada sobre a escolha específica de qual material utilizar para o tampo da pia recomendo o site Tampo de Cozinha. Lá poderá ser encontrado além dos materiais citados acima o mármore, o quartzo, os laminados, a madeira, o acrílico e o vidro.

Os conservadores geralmente não abrem mão da cozinha ser completamente independente de qualquer outra parte da casa. Mas há uma real tendência de integração de ambientes e as cozinhas tipo americanas vem sendo bastante aceitas. A idéia é transformar a casa em um espaço gourmet pra receber os amigos e ao mesmo tempo servi-los, sem perder o contato visual. Para isto utiliza-se muito as bancadas que separam os ambientes ou mesmo mesas.
Essa matéria será divida em 2 sessões e na de hoje trago as cozinhas modernas em suas diversas formas e materiais. Logo irei postar os aspectos retrô e rústico que podem ser usados em cozinhas.


Por SCA




Por Kitchens






Por Italínea

Por Favorita

Por Criare




Casa Cor-Lounge Bar por José Roberto Moreira do Valle

Casa Cor-Loft da Designer por Angela Tasca

Casa Cor-Cozinha do Claude Troisgros por Cynthia Pimentel

Por Todeschini




Quero finalizar este post deixando claro que não sou nenhuma profissional na área de design de móveis e ambientes. O que escrevo é baseado em tudo que tenho visto e pesquisado como curiosa que sou no assunto. Tranzendo assim meu ponto de vista e respeitando todos os outros.


Abraço em todos.



sábado, 22 de janeiro de 2011

Arroz carreteiro

Sexta-feira dá uma sensação boa, pois anuncia o ínício do final de semana, mas nunca ganha do sábado. Aaaaah o sábado, é a concretização de que o fim de semana começou e realmente se concretizou. Não é tão bom quanto o domingo, este por sua vez dá prenúncios do início de uma nova semana que infalivelmente tem que se iniciar na segunda-feira. Cruel realidade. Então o sábado permanece ao meu ver o melhor e hoje veio acompanhado de uma chuva mansa que perdura desde o nascer do sol até o exato momento. Dia úmido e refrescante com cara de edredon e comida fácil. Nossa que preguiça de cozinhar. Mas graças a Deus minha residência dispõe de exemplares do sexo masculino que espontaneamente se colocam ao dispor de preparar a nossa fonte de energia para que esse sábado seja perfeito. Meu noivo está preparando um arroz carreteiro e eu só de canto à olhar. Já provei em um outro momento e aprovei, por isso a minha tranquilidade. Vou deixá-los a conferir essa delícia. Bom sábado e bom apetite à todos.




ARROZ CARRETEIRO


2 copos (americanos) de arroz
1 kg de charque em cubos
300g de bacon picado
300g de linguiça calabresa
5 tomates bem vermelhos
2 cebolas picadinhas
2 colheres (sopa) de alho amassado
1 xícara (chá) de salsa e cebolinha picada
2 colheres (sopa) de óleo
Sal à gosto

Mãos à obra:

Cozinhe o charque picado em cubos na panela de pressão por 20 min a partir do momento em que a panela dar pessão. Escorra a água e reserve. Em uma panela refogue o bacon até eles começar a fritar. Junte o óleo, a calabresa e o charque. Quando estiverem douradas e macias (não pode fritar demais para não ficar uma carne dura e sem sabor) junte o alho e a cebola. Essas por sua vez quando estiverem douradas junte o tomate, misture e tampe a panela por 2 min. É chegada a hora do arroz, refogue mexendo por 1 min., junte a água até que cubra até 2 dedos acima da superfície. Quando a água começar a secar



*Observações:
Todas as carnes não precisam ser cortadas uniformemente, o arroz carreteiro tem o objetivo de utilizar ingredientes que se tem à mão. Então relaxe, um acrreteiro nunca é igual ao outro.



Banner de divulgação

A Cozinha em Laudas está com banner de divulgação. É uma nova forma de passar de boca em boca esse livro de culinária que costuma nos dar água na boca. O mesmo estará disponível na coluna direita do blog constantemente. Conto com o apoio de todos.

create your own banner at mybannermaker.com!



Abração em todos!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Patê de presunto modificado [Ham pate modified]

Ontem eu estava com uma fome aterrorizante, rsrsrs. Quando isso acontece gosto de misturar tudo que vejo pela frente até achar uma combinação que satisfaça o meu paladar. Foi desse processo que surgiu um patê de presunto modificado. Eu o utilizei em um sanduíche de beirute, ficou estupendo.


PATÊ DE PRESUNTO MODIFICADO


2 fatias de presunto
3 colheres (sopa) de maionese
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
2 colheres (sopa) de creme de leite sem soro
1/4 de uma cebola média
Caldo de1/2 limão
Pimenta-do-reino à gosto

Mãos à obra:
Junte todos os ingredientes em um liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea. O presunto deve estar cortado em tirinhas e a cebola pode ser o pedaço inteiro.

Rende 1 xícara (chá) cheia.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Tragédia do Rio de Janeiro

Não é nada bonito o que estamos vendo na TV quase em tempo integral. As chuvas do Rio de Janeiro são uma catástrofe natural que envolve várias esferas em um âmbito social, como a política, econômica, saúde, educação dentre outras. Muitas vezes nos sentimos impotentes diante de uma situação como essa e por isso o vídeo da semana dará lugar às instruções de como ajudar essas pessoas. Podemos ir à Cruz Vermelha. Basta procurar a cruz Vermelha mais próxima de você ou os pontos citados abaixo.

Ministério da Saúde abre cadastro para voluntários
O Ministério da Saúde abriu nesta sexta-feira em sua página na internet um cadastramento de profissionais de saúde voluntários para o atendimento às vítimas das enchentes na Região Serrana. Em três horas, foram 131 cadastros por meio do formulário na internet. Os registros serão selecionados e colocados à disposição da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, que avaliará como será utilizada essa ajuda.

Postos rodoviários, supermercados e abrigos de diversas cidades do País estão recebendo donativos para ajudar as vítimas da chuva na Região Serrana do Rio. Os desabrigados e desalojados precisam de doações de água potável, alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e fralda descartável. Veja como ajudar:

Teresópolis
A Prefeitura de Teresópolis informa que as pessoas interessadas em trabalhar como voluntárias podem se cadastrar na sede da Defesa Civil, e não mais no Ginásio Pedrão. A Defesa Civil funciona na Rua Júlio Rosa, 444, na Tijuca. O telefone é o (21) 2742-7025

Sumidouro
Quem quiser ser voluntário em Sumidouro pode se cadastrar na Rua Alfredo Chaves, número 39, no Centro, ou ligar para (22) 2531-1128

Contas para doações em dinheiro
A Prefeitura de Teresópolis disponibilizou uma conta corrente no Banco do Brasil para receber doações e ajudar as famílias atingidas pelo temporal. Com o nome “SOS Teresópolis – Donativos”, a conta corrente é número 110000-9, na Agência 0741-2. Há também a conta 2011-1, Agência 4146, da Caixa Econômica Federal. O CNPJ da Prefeitura é número 29.138.369/0001-47. Outras contas:

Prefeitura de Nova Friburgo
Banco: Banco do Brasil
Agência: 0335-2
Conta: 120.000-3

Defesa Civil – RJ
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0199
Operação: 006
Conta: 2011-0

Fundo Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro
CNPJ 02932524/0001-46
Banco: Itaú
Agência: 5673
Conta: 00594-7

Campanha SOS Sudeste (CNBB e Cáritas Brasileira)
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Operação: 003
Conta: 1490-8

Banco: Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta: 32.000-5

Postos de coleta
Rio Grande do Sul
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul montou um posto permanente de recebimento de doações no Armazém 7 do Cais do Porto, em Porto Alegre. Além das doações no Cais do Porto, quem quiser ajudar pode ligar para o 199 ou para (51) 3210-4219.

Santa Catarina
Todos os postos do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) poderão receber donativos para as vítimas da chuva no Rio de Janeiro. Clique aqui e veja o endereço dos postos de bombeiros da sua cidade.

Rio de Janeiro
Também há diversos postos para doações na cidade do Rio de Janeiro. O site G1 possui a lista completa.

Doação de sangue
O HemoRio montou um esquema especial de atendimento. Para doar é preciso estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 kg. Não é necessário estar em jejum. A única recomendação é evitar alimentos gordurosos antes da coleta. Interessados devem se apresentar com um documento de identidade. Quem preferir, pode agendar um horário para fazer a doação no telefone 0800 282-0708. O HemoRio fica na Rua Frei Caneca 8, no Centro, e funciona de segunda a domingo, das 7h às 18h.


Fonte: Clicrbs, G1



Foto: Divulgação

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Arroz de risoto [Risotto rice]

O verdadeiro risoto é feito com o arroz arbóreo. Na realidade os chefs podem te crucificar se você ousar dizer que o risoto pode ser feito com outro arroz que não seja o arbóreo. Pois bem, podemos usar sim o arroz agulhinha, aquele da nossa rotina para simularmos um risoto. E sinceramente, engana bem. Isso é bom para aqueles que não podem dispor do arbóreo a qualquer momento, ou porque falta na sua localidade ou é como eu, estudante. Hoje escreverei somente a base do risoto que pode ter inúmeros sabores. Irei aos poucos trazendo as várias possibilidades. AGORA, se você decidir realmente preparar um risoto, esqueça tudo ao seu redor, se possível nem respire, porque quando começar a mexer o arroz só vai poder parar quando estiver pronto. Caso contrário, esqueça. Vai grudar do fundo o arroz vai quebrar, credo! Então deixarei as duas receitas (arbóreo e arroz normal) para que escolham da melhor forma possível. E não esqueça, não respire. Abraço!


RISOTO COM ARROZ ARBÓREO

1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1 colher (copa) de azeite de oliva ou óleo vegetal
1/2 cebola picada
500 ml de água fervente
Sal à gosto
RISOTO COM ARROZ COMUM

1 xícara (chá) de arroz branco agulhinha
1 colher (sopa) de azeite de oliva ou óleo vegetal
1/2 cebola picada
400 ml de água fervente
100 ml de leite
Sal à gosto


Mãos à obra:

Risoto com arroz arbóreo.
Esquentar o azeite em uma panela de boca aberta e rasa, juntar a cebola picadinha, refogar até começar a ficar transparente. Adicione o arroz e refogue por 2 min. Aos poucos vá juntando a água com auxílio de uma concha ou algo parecido e mexendo sem parar, como um mingau. Acerte o sal. Nunca deixe secar a água quando começar a sumir a água adicione mais. O arroz estará pronto quando estiver ao dente.

Risoto com arroz normal.
Esquentar o azeite em uma panela de boca aberta, juntar a cebola picadinha, refogar até começar a ficar transparente. Adicione o arroz e refogue por 2 min. Adicione água até 1 dedo acima da superfície do arroz. Quando você perceber que não há mais água acima da superfície comece a mexer sem parar, como um mingau. Nunca deixe secar, quando começar a sumir a água adicione ao poucos. Quando você perceber que o arroz está começando a dar liga, ou seja ficar molinho e soltar amido, passe a adicionar leite aos poucos também, deixe a água de lado. Até obter um arroz ao dente.

Serve 3 porções.

Risoto de camarão [Shrimp risotto]

Já sabendo como limpar um camarão vamos à essa delícia e o que podemos fazer com ela. Hoje iremos encarar um risoto de camarão.




RISOTO DE CAMARÃO



1 receita de risoto básico
300g de camarão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média
3 dentes de alho amassado
1 tomate maduro
1 colher (sopa) de salsa ou coentro
1/2 xícara (chá) de molho de tomate
Sal à gosto
Pimenta-do-reino à gosto

Mãos à obra:

Aqueça o azeite e refogue a cebola picadinha e alho por 2 min. em fogo alto. Junte todos os ingredientes, menos a salsa. Deixe cozinhar por 10 min em fogo ainda alto e panela tampada. Por último junte a salsa. Assim que o arroz de risoto estiver pronto junte com esse molho de camarão e sirva.

Serve 3 porções.


*Observação:
O molho de tomate pode ser substituído por azeite de dendê (1 colher de sopa) e leite de côco (3 colheres de sopa) para esta receita.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Como limpar um camarão [How to prepare fresh prawn's]

Só sendo alérgico ou louco para não gostar de camarões. E olha que ainda tem alérgico que gosta! rsrs! Brincadeiras à parte, chego atrasada para postar o vídeo da semana, mas enfim, aqui estou. O camarão é o tema de hoje, sendo considerado um crustáceo primo da lagosta e do carangueijo. É rico em cálcio, proteínas e colesterol, mas sem colesterol saturado. Então vamos aprender a limpar um camarão Trago este vídeo hoje pois amanhã irei postar um risoto de camarão extremamente saboroso. Venham com bastante apetite. Até amanhã!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Arroz Maria Isabel [Maria Isabel rice]

H oje fiz um arroz carreteiro, mas a publicação dele ficou prejudicada pois não tive prazo para fotografá-lo. Sem prejuízo das partes vim para postar um outro arroz igualmente fantástico que é o arroz de Mariza Isabel, um prato tipicamente nordestino que tem como estrela dos ingredientes a carne de sol.



ARROZ MARIA ISABEL


500g de carne de sol
1 1/2 copo (americano) de arroz branco
3 colheres (sopa) de manteiga
2 cebolas
3 dentes de alho
2 caldo de galinha
1 colher (chá) de pimenta-do-reino ou à gosto
1 xícara (chá) de cebolinha verde
Sal à gosto
Água para cozinhar o arroz

Mãos à obra:

Derreta a manteiga e junte a carne, refogue até secar toda a água e começar a fritar. Junte a cebola picadinha e vá mexendo para desgrudar o fundo adicionando água a conta gota até deixar carne e cebola douradas, junte o alho amassado e refogue por mais 1 minutos. Enquanto isso a água estará fervendo com 2 tabletes de caldo de galinha. Com a carne dourada junte o arroz e refogue por 2 minutos, adicione a água fervente e a pimenta-do-reino. Cubra com água até 2 dedos acima da superfície do arroz e só agora acerte o sal, deixe cozinhar em fogo alto. Quando começar a secar reduza o fogo para médio. Quando o arroz já estiver ao dente salpique a cebolinha por cima e abafe a panela por mais 1 min já com o fogo desligado.

Seve 4 pessoas.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Patê de ricota [Ricotta pate]

Esses dias tenho dedicado à culinária árabe. E isso me fez lembrar um patê simples de ricota que gostamos de fazer aqui em casa para comer com o pão sírio. Não podia deixar de dividí-los com vocês. É uma ótima opção de antepasto.



PATÊ DE RICOTA


500g de ricota
1 tomate médio
1 cebola pequena
2 colheres (sopa) salsinha e cebolinha
2 colheres (sopa) azeitona verde picada
2 colheres (sopa) de caldo de limão ou à gosto
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino à gosto

Mãos à obra:

Desmanche toda a ricota com auxilio de um garfo, sem amassá-la mas sim quebrá-la. O tomate deve ser sem semente e picado em cubinhos pequenos assim como a cebola. Quem não gosta de sentir os pedaços de cebola pode ralar. A salsinha e cebolinha devem ser bastante picados, somente na hora de adicionar à ricota. Junte todos os ingredientes e misture até estarem espalhados de forma homogênea.

Servir com torradas ou pães.

*Observações:
Quem gosta de um paladar mais picante pode adicionar uma pimenta de sua preferência. Indico a dedo-de-moça, por ser mais suave e não encobrir o sabor dos outros ingredientes. Fiquem à vontade para aumentar ou diminuir a proporção de cada componente, é à gosto.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Como cortar cebola [How to chop an onion]

A primeira semana de 2011 se inicia e hoje é dia de vídeos. Trago para vocês não um, mas dois vídeos abaixo, respectivamente de Gordon Ramsay e Jamie Oliver. Ambos chefs com personalidades distintas, mas semelhantes no estilo agitado e espontâneo de falar e agir. Tudo bem que Gordon é quase esquizofrênico, mas gosto da personalidade forte dele. Mas indo direto ao tema. Como cortar cebola? É quase ridículo, mas muitos têm dúvida nisso, o que é perfeitamente normal. Aliás quase ninguém gosta, quando fala-se em alho e cebola todo mundo corre distâncias. Eu particularmente adoro fazer isso. Mas a maioria não gosta devido a ardência provocada nos olhos, o que é incômodo de fato. Mas utilizando-se a técnica adequada e com alguma habilidade adquirida com o tempo, as lágrimas não serão mais o problema. Quanto ao cheiro nas mãos, basta dispor as mesmas em baixo de uma torneira com grande vazão de água por uns 5 minutos. Nada de passar sabão ou qualquer outro produto químico, isso só ajudará a fixar o odor. O vídeo está em inglês e para aqueles que não dominam a língua não perdem em nada, pois é um vídeo visualmente explicativo. Qualquer dúvida que venha a surgir estou à disposição para saná-las.



sábado, 1 de janeiro de 2011

Cumprimentos à 2011 [Welcome 2011]

Quero deixar registrado os meus cumprimentos a esse ano de 2011 que promete vir recheado de muitos novos acontecimentos, tanto para minha vida quanto para o Cozinha em Laudas. Agradecer à todos que visitam este humilde centro de gastronomia caseira da internet e pedir que não deixem de sempre dar uma espiada. O Cozinha em Laudas iniciou tímido, mas vem ganhando força aos poucos, isso só vem a me deixar feliz, pois falar de comida me dá muito prazer. Espero poder continuar ajudando de alguma forma ou ao menos dando água na boca de meus leitores.

Grande abraço em todos!

Continuem com o apetite de sempre!